Geral

Plataforma MEC Conecta é lançada com informações para ajudar candidatos no Sisu

publicado: 23/01/2024 09h04, última modificação: 23/01/2024 09h04
Arte com fundo lilás e texto "Mec_Conecta Você na educação superior | Informações sobre as instituições de ensino superior públicas em um só lugar"

A plataforma MEC Conecta, um mapa interativo com informações sobre instituições de educação superior de todo o Brasil, como área de formação, cursos e formas de ingresso, já está disponível. Agora, os candidatos que pretendem ingressar em universidades públicas dispõem de mais essa ferramenta para auxiliá-los na escolha do curso de graduação.  

Desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a plataforma foi lançada na versão beta (de teste) a fim de ser construído com a colaboração dos usuários. A ideia é convidar estudantes, professores, produtores de conteúdo e o público em geral para registrarem sua opinião sobre navegabilidade, design e conteúdo, além de indicarem quais informações gostariam de ver na plataforma, mediante a aba “Construa com a gente”, que fica logo na página inicial ou dentro do ícone “Menu”. 

A atual versão da plataforma apresenta: 

- Informações gerais sobre todas as universidades federais, estaduais e municipais do País; 

- Dimensão das instituições, as cidades em que atuam e os cursos que oferecem; 

- Detalhamento específico de cada curso, como duração, turno, modalidade, nível de concorrência e avaliação de qualidade; 

- Número de vagas em cada curso, dentro e fora do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); e 

- Relação com o mercado de trabalho, a partir de indicadores como o salário médio nacional e estadual. 

- Acesso – Dinâmico e intuitivo, o MEC Conecta está disponível no endereço eletrônico www.conecta.mec.gov.br. Ao acessá-lo, o usuário poderá fazer buscas pelas abas -“Área”, “Curso” ou “Estado”. A navegação também poderá ser feita pelo mapa interativo do Brasil, que vai exibir as instituições de educação superior, ou pelo ícone “Confira as áreas do conhecimento”. 

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Secretaria de Educação Superior (Sesu).