Geral
Plano de Acessibilidade da UFOB para quadriênio 2025/2028 é lançado

O Plano de Acessibilidade da UFOB para o quadriênio 2025/2028 traz uma série de diretrizes e metas para promoção de uma ambiência institucional cada vez mais inclusiva e acessível, garantindo a participação plena de todas as pessoas na vida acadêmica e administrativa da universidade.
Aprovado pelo Conselho Universitário, em reunião extraordinária ocorrida no dia 12 de novembro de 2024, o documento assume a educação inclusiva como parte da missão institucional da UFOB, o que implica no desenvolvimento de estratégias e ações efetivas que assegurem o cumprimento dos requisitos de acessibilidade estabelecidos em lei.
Neste contexto, é imprescindível um conjunto de mudanças para a eficácia da implementação das metas de acessibilidade preconizadas neste documento. Cabe à Universidade construir caminhos inovadores capazes de responder com criatividade e compromisso aos desafios complexos que permeiam o processo de inclusão na Educação Superior.
Para tanto, a Instituição projeta uma proposta de acessibilidade abrangente, que ultrapassa o viés da remoção de barreiras físicas e arquitetônicas. Dessa forma, estabelece uma nova concepção a respeito da deficiência, conforme a Lei Brasileira de Inclusão, que busca superar as barreiras presentes nas atitudes e comportamentos, nos espaços, no meio físico, na informação, na comunicação e nos serviços.
O plano pode ser consultado aqui.