Geral
Participe do novo ciclo de Autoavaliação Institucional 2024-2026
AUFOB abre nesta segunda-feira (3) mais um ciclo de sua autoavaliação institucional. A ação de escuta permite aos gestores e à comunidade acadêmica conhecer as percepções de cada segmento sobre temas como infraestrutura, processos de ensino-aprendizagem, relações interpessoais e com a comunidade e avaliação dos cursos. Também é um compromisso da UFOB com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que recebe os dados consolidados em um relatórios produzidos pela Comissão Própria de Avaliação/CPA.
Professores, técnicos administrativos em educação e estudantes podem participar. Neste ano, os formulários diminuíram de tamanho e podem ser preenchidos de forma mais rápida. No caso dos estudantes, a avaliação pode ser feita ao logar no SIGAA ou antes da matrícula 2025.1. Já para os docentes, no momento da consolidação das turmas de 2024-2, eles serão informados do procedimento e, ao clicar no ícone de Avaliação Institucional, já podem realizá-la. Para os técnicos, basta logar no SIG que será direcionado para o formulário. O prazo de preenchimento vai até o dia 19 de março.
Os dados coletados serão tratados estatisticamente, assegurando a preservação integral do anonimato de todos os participantes da consulta, e vão ajudar a produzir conhecimento sobre as atividades e as ações da instituição e identificar potencialidades e fragilidades, que serão importantes subsídios para as tomadas de decisão por parte da gestão.
Para a avaliação de 2024, as questões se destinam a avaliar dois eixos, dos 10 previstos para o triênio e qua dimensões especificadas a seguir:
Das avaliações
Criada no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) pela Lei nº 10.861, de 2004, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) está regulamentada na UFOB pelas portarias CONSUNI/UFOB N° 145, de 15 de julho de 2024, alterada pela portaria nº 147, de 26 de setembro de 2024.