Participe da autoavaliação institucional e dos cursos de graduação

publicado: 20/12/2023 12h12, última modificação: 26/01/2024 08h08
CPA-aicg.jpg

A UFOB está realizando autoavaliação institucional e dos cursos de graduação. A ação de escuta permite aos gestores e à comunidade acadêmica conhecer as percepções de cada segmento sobre temas como infraestrutura, processos de ensino-aprendizagem, relações interpessoais e com a comunidade e avaliação dos cursos. Também é um compromisso da UFOB com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que recebe os dados consolidados em um relatório.

Professores, técnicos administrativos em educação e estudantes podem participar. No caso dos estudantes, ao logar no SIGAA é apresentado a opção de resposta ou no momento da matrícula 2024-1, eles serão conduzidos à avaliação antes do início do procedimento. Já para os docentes, no momento da consolidação das turmas de 2023-2, eles serão informados que têm turmas a serem avaliadas antes da finalização da consolidação e, ao clicar no ícone de Avaliação Institucional, já podem realizá-la.  Para os técnicos, basta logar no SIG que será direcionado para o formulário.

Os dados coletados serão tratados estatisticamente, assegurando a preservação integral do anonimato de todos os participantes da consulta, e vão ajudar a produzir conhecimento sobre as atividades e as ações da instituição e identificar potencialidades e fragilidades, que serão importantes subsídios para as tomadas de decisão por parte da gestão.

Os questionários da autoavaliação institucional trazem questões que avaliam 10 dimensões que são analisadas em cinco diferentes eixos referentes ao funcionamento da UFOB. São eles:

Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional

Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão

Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição

Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade

Dimensão 5: Políticas de Pessoal

Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição

Dimensão 7: Infraestrutura Física

Dimensão 8: Planejamento e Avaliação

Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes

Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira

Das avaliações

Criada no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) pela Lei nº 10.861, de 2004, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) está regulamentada na UFOB pela Resolução Consuni/UFOB N° 004/2018), e instituída pela Portaria Consuni/UFOB N° 125/2023.

Neste ano, para otimizar os processos avaliativos na Universidade, a consulta à comunidade para a Autoavaliação Institucional, realizada pela CPA, e para a Avaliação Interna de Cursos de Graduação, realizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), está sendo conduzida conjuntamente. Dessa forma, conseguem atingir de forma mais eficaz a finalidade de captar a avaliação da comunidade acadêmica sobre as atividades desenvolvidas no âmbito da universidade no ano de 2023 (para a Autoavaliação Institucional, da CPA) e dos seus cursos no semestre 2023-2 (para a avaliação de Cursos, da PROGRAD).