Geral
Palestra discute pedagogias feministas descoloniais nas artes no Campus de SaMaVi

A artista, cientista e professora Camila Bastos Bacellar ministrará palestra “Como imantar o ensino com pedagogias feministas descoloniais, e o que as artes tem a ver com isso?”, nesta terça-feira (28), às 10h, on-line. Aberta ao público, o encontro dos ouvintes será no Laboratório de Gravura do Centro Multidisciplinar da UFOB de Santa Maria da Vitória e haverá transmissão ao vivo com intérprete de LIBRAS pelo canal de eventos da UFOB no Youtube. A palestra discutirá os atravessamentos de gênero e sexualidade a partir da arte contemporânea latinoamericana e a análise de práticas feministas descoloniais e antirracistas como ferramentas para processos pedagógicos comprometidos com o reencantamento da vida.
O evento faz parte do Plano de Ensino da disciplina "Diversidade, Gênero e Sexualidade na Escola”, do curso de Artes Visuais da UFOB, e, nesta edição, será realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (Proae), por meio do Programa Construindo Saberes da Política de Ações Afirmativas.
As inscrições são gratuitas, e as pessoas participantes receberão certificado.
Sobre a palestrante
Camila Bastos Bacellar é artista, cientista social, professora e pesquisadora com foco nas relações entre o campo de estudos dos feminismos, da arte e dos ativismos latino-americanos. Foi professora substituta no Departamento de Linguagens Artísticas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2021/2024) e no Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF, 2019/2020). Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi orientanda de Paul Preciado, com título de Máster em Estudios Museísticos y Teoria Crítica pelo Programa de Estudios Independientes (PEI) do Museo de Art Contemporani de Barcelona (MACBA), outorgado pelo Departamento de Filologia Espanhola da Universitat Autònoma de Barcelona.
SERVIÇO
Palestra: "Como imantar o ensino com pedagogias feministas descoloniais, e o que as artes tem a ver com isso?", com doutora Camila Bastos Bacellar
Quando: Terça-feira (28), às 10h
Onde: Evento híbrido: Encontro presencial no Laboratório de Gravura da UFOB – Centro Multisdiciplinar de Santa Maria da
Vitória e transmissão pelo canal de eventos da UFOB
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail violeta.mendes@ufob.edu.br.