Geral
Nota Pública
A Universidade Federal do Oeste da Bahia externa profundo pesar em razão do ataque ocorrido na manhã do dia 26 de setembro de 2022 no Colégio Municipal Eurides Sant´Anna e que ocasionou a morte da estudante Geane da Silva Brito.
O trágico evento alerta nossa sociedade sobre os constantes desafios na construção de um mundo mais fraterno e de possibilidades.
As escolas, enquanto espaços de convívio social, possuem um papel importante na construção da cidadania e de luta contra a barbárie. São espaços onde crescemos em meio à diferença e à diversidade, e onde o convívio diário não comunga com qualquer ato de violência.
Ao vitimar Geane, exemplo do reconhecimento e da necessária inclusão em nossas instituições, e ao ser praticado por um jovem em formação, o episódio atinge toda a comunidade escolar e reitera os inúmeros desafios impostos ao complexo processo educacional.
Além disso, atesta o necessário debate público sobre a liberação de armas e sobre a naturalização do ódio. Em torno da falsa sensação de segurança e da real condição de insegurança, o retrocesso civilizatório cresce em meio à intolerância, ao autoritarismo e banalização da vida, tendo, muitas vezes, os próprios jovens como porta-vozes destes atos hediondos.
Hoje, dentro de um espaço que deveria proporcionar alegrias e aprendizagens, nosso país testemunha, mais uma vez, a destruição de sonhos e possibilidades, a fragilização das famílias envolvidas e o trauma vivenciado pela comunidade escolar.
Em luto, manifestamos nosso profundo pesar, externando sinceros votos de afeto e esperança aos familiares, amigos e colegas da jovem Geane Brito, bem como aos demais estudantes, professores e funcionários do Colégio Municipal Eurides Sant´Anna.