Mesa-redonda debate direitos dos povos indígenas no Oeste da Bahia

publicado: 31/10/2023 09h25, última modificação: 31/10/2023 09h25
Índio Kiriri em fala durante evento da UFOB

A região Oeste da Bahia abriga uma expressiva diversidade de povos indígenas, como os Kiriri, em Barreiras e Muquém do São Francisco; os Tuxá, em Ibotirama e Muquém do São Francisco; os Pankaru, em Serra do Ramalho; os Atikum, em Santa Rita de Cássia e Angical; os Xakriabá, em Cocos; e os Tapuia, em Muquém do São Francisco.

Com o objetivo de propor narrativas decoloniais e cartografar as principais demandas dos povos indígenas quanto aos direitos e cidadania, a UFOB realiza, na terça-feira (7), às 14h, no auditório do Pavilhão de Aulas 2, no campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, a Mesa-redonda: "Direito dos Povos Indígenas no Oeste da Bahia". O evento promove um diálogo intercultural entre as lideranças comunitárias, órgão indigenista, sistema de justiça e universidade pública.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando nesse link.

A programação contará com as palestras de Edineide Tuxá (Associação de Mulheres Indígenas Tuxá de Ibotirama), Edileuza Tuxá (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), a professora Fernanda Cristina Franco (UFOB) e o procurador Adnilson da Silva (Ministério Público Federal), seguidas de debate com o público mediado pelo professor Sérgio Ferro (UFOB).

De acordo com a coordenação da atividade, os diálogos contribuem para formar estudantes com pensamento crítico, sensibilidades e habilidades para lidar com as demandas jurídicas contextualizadas na realidade local, contribuindo para a construção de uma cultura de paz e afirmação dos direitos humanos nas instituições do sistema de justiça.

Participarão discentes do curso de Direito, de outras graduações da UFOB e de demais instituições de ensino superior, estudantes de pós-graduação, técnicos e professores. Como convidados, participarão ainda representantes dos povos indígenas, estudantes da rede pública de ensino, profissionais do sistema de justiça e estudantes e professores de ensino superior de outras instituições.

___________ SERVIÇO

O que: Mesa-redonda "Direito dos Povos Indígenas no Oeste da Bahia"

Quando: 7 de novembro, às 14h

Onde: Auditório do Prédio Dois, Campus Reitor Edgard Santos – Barreiras