Inscrições no Processo seletivo para ações afirmativas são prorrogadas até segunda (22)

publicado: 18/01/2024 09h01, última modificação: 18/01/2024 09h03
Imagem em fundo verde de estudante negra com capelo

As inscrições no processo seletivo para preenchimento de vagas nos 30 cursos de graduação reservadas às ações afirmativas foram prorrogadas até segunda-feira (22). São 180 vagas destinadas às pessoas autodeclaradas e reconhecidas como oriundas de comunidades remanescentes de quilombos; com deficiência; refugiadas; trans (transexuais, transgêneros e travestis); em situação de restrição de liberdade ou egressas do sistema prisional; e autodeclaradas e reconhecidas de origem de comunidades identitárias tradicionais.

É a segunda vez que a UFOB lança um edital para este tipo de ação afirmativa. Agora, além das vagas do Sisu, é possível ingressar com a nota do Enem em um dos 30 cursos da Universidade por meio deste processo seletivo. Para participar, o candidato deve ter realizado uma das edições do Enem, entre os anos de 2018 e 2023, e apresentar a documentação exigida em cada categoria.As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site https://ufob.edu.br/selecaovagasaf até as 18h do dia 18 de janeiro de 2023. Os resultados serão divulgados no dia 1 de março. As aulas começam em 11 de março.

Todas as informações sobre documentação, prazos e das seis categorias estão disponíveis no edital.

Do processo seletivo

A seleção atende ao disposto na Resolução que criou a Política de Ações Afirmativas da Universidade, aprovada pelo Conselho Universitário no dia 6 de dezembro de 2022.

O documento traz uma série de medidas e ações para garantir o respeito à dignidade, à afirmação da identidade e da cultura de grupos sociais vulneráveis, visando ao enfrentamento do racismo, sexismo, capacitismo, LGBTfobia e outras formas de discriminação negativa que, presentes na sociedade e nas Instituições, provocam violência e exclusão.