Francisco: revista digital colaborativa da UFOB será lançada em live dia 31 de março

publicado: 24/03/2022 13h50, última modificação: 01/11/2022 12h57
Anúncio da live 900x600.jpg

No dia 31 de março, às 15 horas, acontece a live de lançamento da Revista Francisco, a plataforma digital colaborativa que a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) criou com o objetivo de expandir a comunicação com a comunidade acadêmica e a sociedade. A proposta da Revista Francisco é mostrar e discutir o fazer científico-universitário. É refletir sobre o que nos move como sujeitos sociais. É contribuir com a memória e a difusão dos saberes dos povos tradicionais dessa região.

A Live de lançamento terá a participação de Dona Liça Pataxoop, Hermes Novais e Carlos Villela. Dona Liça Pataxoop é educadora e liderança indígena. Vai nos contar as histórias das origens e dos fins vividos pelo seu povo Pataxó e como essas histórias podem ensinar o valor e a importância de vivermos mais próximos da terra.

O pesquisador e historiador Hermes Novais resgata objetos que representam a história da nossa região. Vai compartilhar as experiências das suas andanças pelas comunidades do Território de Identidade da Bacia do rio Corrente.

Natural de Sento Sé, Carlos Villela é filho de pescador, poeta e cantador. Tem na sua voz e canção marcas da alma barranqueira e a ancestralidade do Velho Chico.

Esta live reflete a proposta da revista de incentivar a difusão do conhecimento produzido por pessoas do nosso território e da cultura da nossa comunidade e de ser um espaço de colaboração espontânea e criativa.

O nome do grande rio São Francisco foi emprestado para este projeto porque inspira a poesia, a música, a resistência, a perseverança e o pertencimento a esse sertão de tantos nomes, características e personalidades. Chamar a revista de Francisco, portanto, é incorporar esse espírito criativo, generoso. É reconhecer na alteridade a singularidade das culturas aqui presentes. É, sobretudo, uma homenagem a esse rio encantado, a quem os ribeirinhos devotam uma gratidão imensurável.

O QUE? Lançamento da Revista Francisco, a revista digital colaborativa da UFOB

QUANDO? 31 de março de 2022, às 15h