Geral

Encontro promove cooperação acadêmica internacional entre grupos de pesquisa

publicado: 06/11/2024 18h26, última modificação: 06/11/2024 18h26
Imagem de uma placa com vários destinos internacionais

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFOB inicia a primeira de três etapas do Unicoop: Encontro de Cooperação Acadêmica Internacional entre os grupos de pesquisa da UFOB e de universidades estrangeiras. Nesta primeira edição, os encontros serão com representantes de quatro instituições cubanas. 

As atividades serão desenvolvidas em três partes: Preparação, Apresentação e Resultados. A primeira começa nesta sexta (8,) às 14h, via plataforma Google Meet, exclusivamente para os grupos de pesquisa da UFOB e será constituída de uma explanação da estrutura do Unicoop, seguido de uma fala sobre estratégias virtuais de cooperação internacional, feita pelo diretor DRI, professor Samuel Mazzinghy, e diálogo sobre fluxo de planos de trabalho em acordos internacionais, com o servidor Cailon Castro, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP).

Etapas 2 e 3

A segunda etapa, de Apresentação, será dividida em módulos, em que haverá participação de grupos de pesquisa da UFOB de determinada área e grupos de pesquisa da mesma área de uma das universidades cubanas. Desta forma, haverá vários módulos e sessões, incluindo a participação de grupos de pesquisa de uma determinada área apresentando suas potencialidades.

Para cada sessão de cada módulo, os grupos de pesquisa que encontrarem afinidade entre si iniciarão diálogos a fim de elaborar um plano de trabalho que poderá conter aspectos de pesquisa, extensão, ensino, podendo incluir eventos em conjunto, mobilidade acadêmica, publicações, entre outros. 

Após todos os módulos e sessões serem concluídos, o UniCoop terá a sua terceira etapa, de Resultados, com apresentação de todos os planos de trabalho elaborados pelos grupos parceiros e um momento de orientação sobre o fluxo de acordos internacionais.  As datas para as etapas 2 e 3 ainda não estão definidas, mas o período será entre novembro de 2024 a março de 2025.

As duas próximas edições deverão contemplar uma universidade Argentina e duas universidades Russas.