Discentes da UFOB participam de congresso estudantil em Ilhéus

publicado: 15/09/2023 14h04, última modificação: 15/09/2023 14h04
Evento estudantes.png

De 1 a 3 de setembro aconteceu o Congresso da União dos Estudantes da Bahia (CONUEB), na cidade de Ilhéus. A programação contou com Grupos de Trabalho (GTs) e debates sobre diversos assuntos relevantes para a comunidade estudantil, como Assistência Estudantil, PNAES, Lei de Cotas, valorização dos povos tradicionais, a luta LGBTQ+, feminismo, papel dos estudantes na reconstrução do Brasil, dentre outros.

Estudantes da UFOB do campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, e do Centro Multidisciplinar de Barra participaram do evento, que também contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e demais autoridades públicas que atuam no estado, e da presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Manuella Mirella.

Ao final do Congresso ocorreu a votação para a mesa diretora da UEB para os próximos dois anos, onde o indígena Luiz Pataxó foi eleito presidente da entidade. De acordo com os representantes discentes, os estudantes puderam vivenciar o ambiente dos movimentos estudantis que atuam dentro das universidades públicas e privadas da Bahia, e discutir a importância de uma base política sólida para avançar diante das adversidades encontradas no ambiente acadêmico.