Geral

Curso de incubadora de projetos de documentário seleciona participantes

publicado: 26/01/2024 15h36, última modificação: 26/01/2024 15h36
projetodocumentario.png

Os apaixonados por produtos audiovisuais têm uma boa oportunidade para se aperfeiçoar já neste início de 2024. O Curso de Extensão Incubadora de Projetos de Documentário, do Laboratório de Ideias Audiovisuais do Centro Multidisciplinar da UFOB de Santa Maria da Vitória (SaMaVi), está com chamada pública aberta. Serão ofertadas 10 vagas, sendo seis para membros da comunidade externa e quatro para candidatos vinculados à Universidade.

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada até o dia 28 de fevereiro. Para efetivá-la, é preciso preencher os formulários de inscrição, de proposta preliminar de um projeto audiovisual e anexar o Curriculum Vitae e enviar os arquivos para o e-mail . As aulas acontecerão no mês de abril de 2024, sempre aos sábados, das 9h, às12h, no Centro Multidisciplinar da UFOB de SaMaVi.

O Curso de incubadora tem por objetivo proporcionar um ambiente de convivência criativa com o professor/instrutor para a troca de experiências e de experimentação audiovisual. A ação é dirigida à qualificação de recursos humanos para a realização audiovisual documentária no Território de Identidade Cultural da Bacia do Rio Corrente, formado por 11 municípios, entre eles Santa Maria da Vitória, onde o campus da UFOB está instalado.

Serão contempladas no transcorrer do curso, conteúdos como as características do gênero não-ficcional e os diversos modos na linguagem do documentário, suas possibilidades narrativas; as etapas de produção de um filme documentário – desde a ideia (passando pelo roteiro, pela pesquisa, pela produção, pelas gravações, montagem...), além de destacar a importância da ética no documentário.


Sobre a incubadora
Coordenada pelo professor Max Bittencourt, é um programa de formação voltado ao desenvolvimento de projetos de documentário cujo objetivo geral é proporcionar encontros reflexivos com realizadoras e realizadores de documentário, de modo a exporem suas dúvidas e adquirirem clareza sobre os caminhos da realização, lidando com motivações, estratégias e expectativas.