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Curso de Bacharelado em Física recebe conceito 4 em avaliação do MEC

publicado: 12/11/2024 13h17, última modificação: 12/11/2024 13h18
Foto da turma do curso de Física durante Seminário de Pesquisas em Andamento do Grupo de Informação Quântica e Física Estatística

O curso de Bacharelado em Física da UFOB recebeu conceito de relevância de comissão de avaliação do Ministério da Educação. Nos dias 30 de outubro e 1 de novembro, uma equipe vinculada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), trabalhou de forma virtual, na avaliação para fins de renovação de reconhecimento do curso. 

Numa escala que vai de 1 a 5, o curso obteve conceito 4, indicador de grande qualidade. O feito reforça o compromisso da UFOB com a qualidade acadêmica e o desenvolvimento contínuo de seus cursos, beneficiando tanto a formação dos estudantes quanto a contribuição da universidade para o avanço do conhecimento científico e tecnológico. Também reafirma a missão da Universidade em oferecer uma educação superior pública, gratuita e de excelência.

Renovação de reconhecimento de curso

O processo de renovação de reconhecimento de curso envolve um fluxo processual estruturado em diversas etapas, das quais a avaliação in loco desempenha um papel central. Nela, uma comissão de avaliadores realiza uma visita ao curso, em que são analisadas as informações apresentadas pela instituição e comparadas com a realidade observada.

A partir dessa avaliação, é elaborado um relatório detalhado que resulta na atribuição do Conceito de Curso (CC), graduado em cinco níveis, sendo que valores iguais ou superiores a três indicam uma qualidade satisfatória. 

A avaliação in loco abrange três dimensões fundamentais: a Organização Didático-Pedagógica; o Corpo Docente e Tutorial; e a Infraestrutura, que são parte integrante do Processo Pedagógico do Curso (PPC). Além disso, é verificada a conformidade do curso com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o Plano de Desenvolvimento Institucional, assegurando que o curso esteja alinhado às exigências e padrões estabelecidos pela educação superior.