Consuni aprova concessão dos primeiros títulos de Doutor Honoris Causa

publicado: 17/10/2023 08h03, última modificação: 17/10/2023 08h19
Maria Conceição Evaristo Costa

Educadora Maria Conceição Evaristo Costa é a primeira agraciada com título de Doutor Honoris Causa da UFOB

O Conselho Universitário aprovou a concessão dos primeiros títulos de Doutor Honoris Causa a intelectual Maria da Conceição Evaristo de Brito, a ex-presidenta Dilma Rousseff e ao professor Dermeval Saviani, em reunião ordinária realizada na última quarta (11). A honraria é um reconhecimento às contribuições acadêmicas, humanísticas e sociais para a sociedade, para a pesquisa e em prol do desenvolvimento do país.

A proposição da concessão dos títulos foi feita pelo reitor da UFOB, Jacques Antonio de Miranda, e aprovada após parecer favorável da comissão formada pelos professores Thiago Rafagnin, Rafael Simões e Anderson Breno.  Agora, a Universidade aguarda pelo aceite dos títulos para realizar a entrega das honrarias em solenidade de celebração pelos 10 anos de implantação da Instituição prevista para acontecer no primeiro semestre de 2024.

Maria Conceição Evaristo Costa

Uma das maiores literatas brasileiras, é educadora, defensora de princípios essenciais às ações afirmativas, da escola pública, da inclusão e da vida, dos projetos coletivos de longa duração e da defesa das vozes subalternizadas.

Natural de Belo Horizonte (MG), nasceu em 29 de novembro de 1946. A filha de Joana Josefina Evaristo, era a segunda de uma família muito pobre de nove irmãos. Aos 12 anos, conquistou o primeiro prêmio de literatura vencendo um concurso de redação que tinha o seguinte título: “Por que me orgulho de ser brasileira”.

Ingressou no curso de Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1987. Foi bolsista de pesquisa durante a graduação, tendo sido incentivada a iniciar na escrita pelo coletivo cultural Grupo Quilombhoje. Conclui seu curso em 1990. Em 1996, pela PUC-RJ, defende a dissertação intitulada “Literatura Negra: uma poética da nossa afro brasilidade”, recebendo o título de mestra. Doutorou-se em letras-literatura comparada da Universidade Federal Fluminense, com a tese intitulada “Poemas Malungos: cânticos irmãos”, obtém o título de doutora em 2011.

Agraciada com o Prêmio Jabuti, criou o termo "escrevivência" para definir a escrita que surge dos acontecimentos comuns do cotidiano, repletos de memórias pessoais e coletivas de seu povo. São características de suas obras a ancestralidade, o protagonismo feminino e a denúncia de discriminação racial.

Dilma Rousseff

Ex-presidenta Dilma Roussef receberá título de Doutor Honoris Causa da UFOB

Primeira mulher a se tornar Presidente da República do Brasil, nasceu em 14 de dezembro de 1947, na cidade de Belo Horizonte (MG). É filha do imigrante búlgaro Pedro Rousseff e da professora Dilma Jane da Silva, nascida em Resende, Rio de Janeiro.

Sua relação com UFOB inicia com a proposição, na Fase III do Programa de Expansão e Interiorização, ainda no Reuni, com a proposição do PL 2204/2011. No documento encaminhado, destacou-se que a expansão da rede de ensino superior e a ampliação do investimento em ciência e tecnologia possuem relação direta com a promoção da inclusão social faziam parte dos objetivos centrais do Governo Federal e era foco do debate sobre a reforma universitária. Destacou que a criação de uma universidade pública na região atenderia uma demanda regional com economia e cultura peculiares.

Dermeval Saviani

Professor Dermeval Saviani é um dos agraciados com título de Doutor Honoris Causas da UFOB

Filho de trabalhadores rurais, nasceu em uma fazenda em Santo Antônio de Posse, no interior de São Paulo, no dia 25 de dezembro de 1943, fazendo parte de uma família de dez filhos. Realizou seus estudos de graduação na faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da PUC/SP, formando-se bacharel e licenciado em Filosofia no ano de 1966.

No período de 1968 e 1971, realizou seu doutorado em Filosofia da Educação, sob orientação de Joel Martins, obtendo o título de Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, defendendo o trabalho intitulado O Conceito de Sistema na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Saviani é um dos maiores intelectuais da Educação Brasileira, reconhecido como sendo o idealizador da Teoria Pedagógica Histórico-Crítica, um contraponto à teoria conteudista de ensino.