Confira a relação de contos submetidos ao 2º Concurso Literário Osório Alves de Castro

publicado: 07/10/2022 15h40, última modificação: 01/11/2022 12h57
Concurso OsorioAlves.jpg

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFOB divulgou, nesta sexta (7), a relação de contos submetidos à segunda edição do Concurso Literário Osório Alves de Castro. Ao todo foram 26 textos inscritos, dos quais 22 estão de acordo com as exigências do Edital e quatro não atenderam às regras no que diz respeito à quantidade de páginas.

Confira aqui a lista de contos inscritos.

O período para interposição de recursos é de 8 a 10 de outubro. Os recursos e pedidos de esclarecimentos devem ser enviados para o e-mail: cac.proec@ufob.edu.br. Os candidatos podem utilizar o modelo do anexo 5 do Edital para formular seu recurso.

O objetivo do concurso é incentivar a produção e a circulação de contos, promover a descoberta de novos talentos na literatura regional e fortalecer a interação entre Universidade e comunidade.

Os cinco contos mais bem classificados pela Comissão Julgadora serão premiados com os seguintes valores: 1º colocado: R$ 1.500,00; 2º colocado: R$ 1.200,00; 3º colocado: R$ 800,00; 4º e 5º colocados: R$ 500,00. Os quinze melhores contos receberão certificados de finalistas e terão seus textos publicados em livro digital (e-book).

*Osório Alves de Castro (1901-1978) é um escritor santa-mariense vencedor do prêmio Jabuti de Literatura, em 1962, pelo romance “Porto Calendário”. Publicou também “Maria fecha a porta prau boi não te pegar” e “Bahiano Tietê” (póstuma). Os três livros compõem a trilogia da integração do sertão são-franciscano à São Paulo. Por sua notável contribuição literária à memória e história dos povos desta região, Osório foi escolhido para dar nome a este concurso promovido pela UFOB.