Confira a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

publicado: 16/10/2023 10h32, última modificação: 18/10/2023 11h38
Arte em fundo amarelo com elementos que remetem à ciência e o texto "20ª Semana Nacional de Ciência & Tecnologia: Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável"

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) completa 20 anos em 2023 com uma extensa programação em 262 municípios brasileiros. Como instituição parceira, a UFOB realizará uma série de atividades nos campi de Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

Em Barreiras, a “VI Jornada Científica do Oeste Baiano: Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável e para a justiça social” será aberta nesta segunda (16), com a conferência "Venha conhecer a Tecnociência Solidária”, ministrada pelo professor Renato Peixoto Dagnino, da Unicamp, às 15h30, no Auditório 1 do Pavilhão de Aulas 1, no Campus Reitor Edgard Santos.

A programação seguirá com palestras, minicursos e rodas de conversa, entre os dias 16 e 18 de outubro, e visitas de estudantes de escolas públicas e privadas como ações do projeto Conheça a UFOB, nos dias 19 20 e 21 de outubro. O encerramento da Jornada acontecerá no dia 28 de outubro, das 17h às 22h, na Praça da Juventude, em Barreiras, com apresentação de projetos e disponibilização de serviços da Universidade.

Acesse a programação da VI Jornada Científica do Oeste Baiano.

Já no Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa (CMBJL), as atividades começam nesta terça-feira (17) e vão até sexta-feira (20). A programação inclui palestras, mostra de experimentos científicos, mesa-redonda e manifestações culturais e será realizada na sede do Centro.

Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.

A SNCT

Instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004, é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Com atuação descentralizada, a SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. A ciência existe para encontrar respostas para os problemas, para cuidar e melhorar a vida das pessoas.