Geral
Comitiva da UFOB participa de Conferência Regional de Educação Superior
Uma comitiva da UFOB está em Brasília para participar da reunião de prosseguimento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (Cres), que foi realizada em Córdoba (Argentina) em 2018. Até sexta (15), cerca de 2 mil participantes vão discutir as conquistas da educação superior da região e estabelecer as prioridades para a próxima CRES, prevista para 2028.
A Conferência, realizada cinco anos depois da Cres 2018 e por isso intitulada Cres+5, tem como público-alvo reitores, diretores, trabalhadores, estudantes, representantes de redes de educação superior, associações e profissionais, pesquisadores, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.
A programação contará com simpósios, mesas-redondas, palestras e outras atividades. No último dia, serão finalizadas as análises e as redações de cada um dos 12 eixos temáticos — realizadas desde agosto de 2023 pelos Grupos de Trabalho (GTs) —, assim como a redação da Minuta de Declaração da Conferência. Parte da programação terá transmissão ao vivo.
O reitor da UFOB, Jacques Antonio de Miranda, integrou a comissão formada por reitores da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Super (Andifes), no mês passado, no Congresso Internacional de Educação Superior, em Havana, Cuba. A programação contemplou a 4ª Reunião Preparatória para a Cres+5 e a reunião do Conselho Diretivo do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior. “A CRES representa um momento muito importante para definição do nosso posicionamento regional, estabelecendo diretrizes e objetivos a serem defendidos em âmbito mundial, com foco na educação superior. A manutenção da educação pública, a defesa da garantia de acesso a todas as pessoas e a busca pela qualidade da oferta, dentre outras, são debatidas neste espaço”, ressalta.
A comitiva da UFOB é formada, além do reitor, pelos pró-reitores de Administração, Jaqueline Fritsch; de Extensão e Cultura, Anderson Breno; de Gestão de Pessoas, Clayton Barcellos; Graduação, Adma Lacerda; de Pós-Graduação e Pesquisa, Aurizangela Souza; de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Leriane Cardozo; de Tecnologia da Informação e Comunicação, Uiliam Rangel; e pelo diretor do Centro das Humanidades, Thiago Rafagnin.
O Cres+5
Organizado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; e do Instituto Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Unesco Iesalc), o Cres+5 define as estratégias regionais para o posicionamento latino-americano e caribenho no debate sobre a educação superior mundial, coordenado pela UNESCO.
Por isso, contou com reuniões organizadas em diferentes instâncias para debate aberto e participativo, como parte do processo de construção metodológica do evento. Ao longo de 2023, ocorreram reuniões presenciais em Córdoba (Argentina), Puebla (México), Assunção (Paraguai) e Havana (Cuba). Além disso, foram realizadas consultas públicas virtuais preparatórias, a fim de debater e coletar informações sobre os 12 eixos temáticos da CRES+5, bem como contribuir para a realização da conferência.
Confira a programação aqui.