Comitiva da UFOB participa de Conferência Regional de Educação Superior

publicado: 13/03/2024 18h46, última modificação: 13/03/2024 18h46
Foto de comitiva da UFOB presente na Cres+5, em Brasília

Uma comitiva da UFOB está em Brasília para participar da reunião de prosseguimento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (Cres), que foi realizada em Córdoba (Argentina) em 2018. Até sexta (15), cerca de 2 mil participantes vão discutir as conquistas da educação superior da região e estabelecer as prioridades para a próxima CRES, prevista para 2028.

A Conferência, realizada cinco anos depois da Cres 2018 e por isso intitulada Cres+5, tem como público-alvo reitores, diretores, trabalhadores, estudantes, representantes de redes de educação superior, associações e profissionais, pesquisadores, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.

A programação contará com simpósios, mesas-redondas, palestras e outras atividades. No último dia, serão finalizadas as análises e as redações de cada um dos 12 eixos temáticos — realizadas desde agosto de 2023 pelos Grupos de Trabalho (GTs) —, assim como a redação da Minuta de Declaração da Conferência. Parte da programação terá transmissão ao vivo.

O reitor da UFOB, Jacques Antonio de Miranda, integrou a comissão formada por reitores da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Super (Andifes), no mês passado, no Congresso Internacional de Educação Superior, em Havana, Cuba. A programação contemplou a 4ª Reunião Preparatória para a Cres+5 e a reunião do Conselho Diretivo do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior. “A CRES representa um momento muito importante para definição do nosso posicionamento regional, estabelecendo diretrizes e objetivos a serem defendidos em âmbito mundial, com foco na educação superior. A manutenção da educação pública, a defesa da garantia de acesso a todas as pessoas e a busca pela qualidade da oferta, dentre outras, são debatidas neste espaço”, ressalta.

A comitiva da UFOB é formada, além do reitor, pelos pró-reitores de Administração, Jaqueline Fritsch; de Extensão e Cultura, Anderson Breno; de Gestão de Pessoas, Clayton Barcellos; Graduação, Adma Lacerda; de Pós-Graduação e Pesquisa, Aurizangela Souza; de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Leriane Cardozo; de Tecnologia da Informação e Comunicação, Uiliam Rangel; e pelo diretor do Centro das Humanidades, Thiago Rafagnin.

O Cres+5
Organizado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; e do Instituto Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Unesco Iesalc), o Cres+5 define as estratégias regionais para o posicionamento latino-americano e caribenho no debate sobre a educação superior mundial, coordenado pela UNESCO.

Por isso, contou com reuniões organizadas em diferentes instâncias para debate aberto e participativo, como parte do processo de construção metodológica do evento. Ao longo de 2023, ocorreram reuniões presenciais em Córdoba (Argentina), Puebla (México), Assunção (Paraguai) e Havana (Cuba). Além disso, foram realizadas consultas públicas virtuais preparatórias, a fim de debater e coletar informações sobre os 12 eixos temáticos da CRES+5, bem como contribuir para a realização da conferência.

Confira a programação aqui.