Geral

Campus de Barreiras passa a contar com conexão de internet de 2Gbps

publicado: 17/06/2025 19h21, última modificação: 17/06/2025 19h21
 Imagem de pessoa estudante negra sentada com notebook no colo em posição de meditação

Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, está com novo um link dedicado para acesso à internet. Neste mês de junho, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ampliou o link de dados de 1 Gbps para 2Gbps. A ação é complementar à implantação da nova rede metropolitana de Barreiras, prevista para ser ativada ainda em 2025. Quando finalizada, permitirá um salto na capacidade de conexão, com velocidade de até 10Gbps e infraestrutura mais resiliente, beneficiando a UFOB, IFBA e UNEB. 

A iniciativa é fruto de articulação com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e faz parte de um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade da conectividade nos campi da UFOB. Esse novo link garante maior velocidade e estabilidade no acesso à internet, beneficiando diretamente atividades acadêmicas, administrativas e de pesquisa desenvolvidas no Campus.

Além da ampliação da banda, a Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic), em parceria com a equipe técnica de TI do Campus, também tem atuado em melhorias na cobertura Wi-Fi, com instalação de novos pontos de acesso em áreas estratégicas, como o Centro de Convivência e a Central Multiusuária de Análises.

Apesar dos desafios, a Universidade reafirma o compromisso com a busca por soluções sustentáveis e colaborativas que garantam infraestrutura de TIC adequada ao crescimento institucional.