Geral

Audiências públicas discutem criacão de novos cursos em Barra, Lapa, LEM e SaMaVi

publicado: 27/01/2026 09h23, última modificação: 28/01/2026 14h44
Imagem de pessoas reunidas após audiência pública para discussão de criação de novos cursos da UFOB no Campus de Luís Eduardo Magalhães

A UFOB está em processo de discussão com a sociedade civil para a implantação de novos cursos de graduação nos campi de Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. Desde dezembro, estão sendo realizadas audiências públicas para tratar das novas graduação que serão criadas.

A pesquisa de interesse e as audiências públicas compõem um conjunto de ações e estudos necessários, desenvolvidos pelos Centros Multidisciplinares, para a elaboração da Pesquisa de Demanda Regional e do Estudo de Viabilidade Institucional que serão submetidos à Câmara de Ensino, Assuntos Estudantis e Ações Afirmativas e à Câmara de Gestão Administrativa e Governança, para análise.

Após a deliberação favorável aos estudos, os Centros Multidisciplinares submeterão as propostas dos Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs aos Órgãos de Deliberação Superior da UFOB. Os cursos aprovados têm previsão de início no primeiro semestre de 2027.

Sobre as audiências públicas
O Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa apresentou os cursos de Sistemas Agrícolas Inteligentes e Engenharia de Computação, em reunião realizada no dia 18 de dezembro. Já na sexta (23), aconteceram duas audiências públicas. Em Barra, a proposta foi para o curso de Agroindústria. No caso de Luís Eduardo Magalhães, as propostas são para criação dos cursos de Engenharia Agrícola e Zootecnia. A audiência pública de Santa Maria da Vitória será realizada no dia 3 de fevereiro.