Promoção
Forma de desenvolvimento na carreira docente, promoção é a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, conforme o art. 12, § 1º da Lei nº 12.772/2012.
Requisitos
A promoção ocorrerá observados o interstício mínimo de 24 (vinte e quatro) meses no último nível de cada Classe antecedente àquela para a qual se dará a promoção e, ainda, as seguintes condições:
I - para a Classe B, com denominação de Professor Assistente, ser aprovado em processo de avaliação de desempenho;
II - para a Classe C, com denominação de Professor Adjunto, ser aprovado em processo de avaliação de desempenho
III - para a Classe D, com denominação de Professor Associado:
a) possuir o título de doutor; e
b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e
IV - para a Classe E, com denominação de Professor Titular
a) possuir o título de doutor;
b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e
c) lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, ou defesa de tese acadêmica inédita.
Os critérios e a pontuação mínima exigida na avaliação de desempenho dos docentes da UFOB foi estabelecida pela Resolução nº 001/2017/CONSUNI.
Como solicitar?
A solicitação de abertura dos processos de promoção poderá ser realizada 60 (sessenta) dias antes do cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses no último nível de cada classe.
A instauração do processo ocorrerá a partir do requerimento do interessado encaminhado ao Diretor da sua Unidade de Lotação, por meio de formulário próprio (link arquivo) com comprovantes das atividades anexas.
ACELERAÇÃO DA PROMOÇÃO
O que é?
É a passagem do servidor para uma classe superior à qual se encontra, mediante aprovação no estágio probatório e requisitos de titulação, conforme art. 13 da Lei nº 12.772/2012.
Requisitos
Os docentes aprovados no estágio probatório que atenderem aos seguintes requisitos de titulação farão jus à Promoção por meio do processo de Aceleração:
I – de qualquer nível da Classe A, com as denominações de Professor Assistente-A e Professor Auxiliar para o nível inicial da Classe B, com denominação de Professor Assistente, pela apresentação de titulação de Mestre; ou
II – de qualquer nível da Classe A, com as denominações de Professor Adjunto-A, Professor Assistente-A e Professor Auxiliar, e da Classe B, com a denominação de Professor Assistente, Para o nível inicial da Classe C, com a denominação de Professor Adjunto, pela apresentação de titulação de Doutor.
Como solicitar?
A instauração do processo ocorrerá a partir do requerimento do interessado aprovado em estágio probatório, encaminhado ao Diretor da sua Unidade de Lotação, por meio de formulário próprio (Clique aqui), com cópia do Diploma devidamente autenticada.