Museu de Ciências do Cerrado Nordestino

publicado 24/09/2020 17h36, última modificação 28/09/2020 18h07

MuseuO Museu de Ciências do Cerrado Nordestino foi criado em 2009 e inaugurado em 2011, tem como objetivo aproximar a sociedade e a Universidade através da popularização do conhecimento sobre a da fauna do Cerrado. Através deste projeto, a Universidade abre as suas portas à comunidade para visitas de estudantes do ensino fundamental, médio e superior, bem como da população em geral. O Museu possui como ações: a) o treinamento de acadêmicos de cursos de graduação da UFOB para atuar na preparação do acervo, na curadoria das coleções biológicas e no atendimento ao público durante a visitação; b) o trabalho de educação com estudantes da rede pública e da rede particular, de estudantes com necessidades especiais e de outras pessoas da comunidade; c) a capacitação de professores e aperfeiçoamento de outros profissionais; d) o incentivo ao estudo do ambiente natural da região de Cerrado e de temas relacionados às Ciências Naturais. O acervo é acumulado e enriquecido progressivamente e paralelamente às atividades de ensino, pesquisa e extensão das disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Entomologia, Zoologia do curso de graduação de Ciências Biológicas, e da disciplina de Diversidade de Invertebrados do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. As amostras de invertebrados são preparadas de diferentes formas, a depender das características do grupo taxonômico e armazenadas em frascos, aquários e caixas entomológicas. Já as preparações de animais vertebrados seguem as seguintes técnicas: osteotécnica (esqueletos), diafanização óssea, injeção de resinas, injeção de vinilite, dissecação e taxidermia (empalhar) e estão expostas em suportes de madeiras, aquários e frascos. Todo o acervo está exposto em prateleiras e é de fácil acessibilidade.

Como fazer o agendamento?

As visitas ao Museu são agendadas e guiadas por monitores devidamente treinados, estudantes do curso de Ciências Biológicas. As visitações são de 15 pessoas por grupo e dura em média 20 minutos.

O agendamento poder ser realizado por e-mail, Whatsapp ou pelo meio de preenchimento do formulário eletrônico

Coordenação: Rosana Marques Silva / Daniela Cristina Calado

Telefone/Whatsapp: (77) 99115-6291