Caminhão da Ciência

publicado 24/09/2020 16h55, última modificação 24/09/2020 17h10

O Projeto de Extensão Caminhão das Ciências é um conjunto articulado de diversas ações itinerantes visando a popularização da ciência no Oeste baiano. O projeto envolve atividades direcionadas à desmistificação das ciências, enfocando a ciência e a tecnologia nas questões cotidianas das comunidades situadas no Oeste da Bahia. O programa conta com projetos de divulgação científica de baixo custo, possui um planetário itinerante para divulgação de astronomia e do Projeto de Pesquisa “Robótica de Garagem” e simples experimentos de Física, Astronomia, Química, Biologia e Matemática onde o próprio público é convidado realizar as demonstrações. As atividades são realizadas por professores e estudantes monitores da UFOB.

 

Como fazer o agendamento?

As escolas públicas e particulares podem agendar atendimento para visitas na UFOB, entretanto, as escolas da educação básica pública têm prioridade quanto ao atendimento. As secretarias de educação municipais podem incluir as turmas de terceiro ano dos Colégios Estaduais.

Para solicitar o Caminhão da Ciência basta enviar um ofício para o e-mail do coordenador. A capacidade de atendimento para uma visita de um dia é de 200 pessoas, sendo necessário local coberto e amplo para a circulação pelos experimentos. O Planetário tem capacidade média de 25 pessoas por apresentação com tempo de 20 a 25 minutos, sendo necessário espaço coberto com altura mínima de 5 metros, preferencialmente uma quadra poliesportiva, com ao menos 4 tomadas, próximas.

 

Contato

Coordenação: Edward Ferraz de Almeida Junior

Telefones: (77) 3614 – 3242 / (71) 99146 - 7164

E-mail: edward.almeida@ufob.edu.br

Instagram: @caminhaodaciencia