Herbário

publicado 05/10/2020 20h09, última modificação 06/10/2020 15h17
Campus Reitor Edgar Santos

Abriga a coleção de plantas secas, herbário BRBA e também o laboratório de Sistemática Vegetal. O herbário BRBA foi fundado em 2007 e tem atuado na formação direta de vários profissionais nas áreas de Botânica, Ecologia, Etnobiologia, Fitoquímica e dos cursos dos Programas de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e em Química Pura e Aplicada (Posquipa).

Atualmente, o herbário conta com cerca de 5.567 espécimes, com grande rotatividade de recebimento de materiais provenientes de pesquisa e aulas didáticas da própria instituição, assim como materiais recebidos por meio de permuta e empréstimos de outras instituições. O herbário está indexado internacionalmente, com a coleção toda informatizada e digitalizada disponível on-line. A maior parte da coleção é proveniente da região Oeste da Bahia, principalmente do município de Barreiras.

As principais instituições parceiras são o campus de Barreiras da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, herbário HUFRB), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs, herbário HUEFS) e do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ, herbário RB).