Núcleos orientadores da organização curricular da UFOB

 

Núcleo Comum

Conjunto de componentes curriculares comuns a todos os cursos de graduação da UFOB, com intencionalidade formativa que possibilite ao estudante, na articulação com os demais núcleos e ou eixos, a ampliação das condições para o desenvolvimento de sua autonomia intelectual, com atitude crítico-reflexiva pela educação científica, política, cultural, ética e estética, bem como a apropriação de instrumentos técnicos-científicos e tecnológicos de comunicação com o mundo.

 

Núcleo Básico

Conjunto de componentes curriculares advindo das ciências básicas, com a finalidade de proporcionar ao estudante conhecimentos fundamentais à formação profissional e suas especificidades. Tem caráter generalista que agregam áreas de conhecimentos diferentes, conforme classificação do CNPq.

 

Núcleo Profissionalizante

Conjunto de componentes curriculares que agrega conhecimentos da formação/atuação profissional, vinculado ao mundo do trabalho.

 

Núcleo Específico

Conjunto de componentes curriculares de aprofundamento em conhecimentos específicos da formação/atuação profissional, vinculado ao mundo do trabalho.

 

Núcleo Optativo

Conjunto de componentes curriculares que favorecem a diversificação, flexibilização, aprofundamento da formação acadêmico-profissional do estudante.

 

Núcleo de Atividades Complementares

É um componente curricular obrigatório previsto no Projeto Pedagógico do Curso de graduação, de natureza acadêmica, científica, técnica, socioambiental e artístico-cultural, que possibilita o reconhecimento de experiências de aprendizagens dentro ou fora do ambiente acadêmico, abrangendo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão/assistência junto à comunidade.