Bacharelado em Engenharia Civil

Campus Reitor Edgar Santos

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Diurno

Início de Funcionamento: 02/03/2009

Carga horária: 3.957 horas

Periodicidade: 10 semestres

Integralização mínima: 5 anos

Integralização máxima: 7,5 anos

Vagas Autorizadas: 45

Centro vinculado: Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias

E-mail do Centroccet@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO 

Espera-se que a formação acadêmica dos estudantes do Curso de Engenharia Civil seja cada vez mais completa, mormente quando a síntese de novas tecnologias se torna um fato de grande importância estratégica e econômica para todos os países do mundo, já que a agregação de valor às mercadorias depende grandemente de conhecimentos relacionados com as ciências.

O cenário mundial tem exigido profissionais altamente qualificados e capacitados para o uso intensivo da ciência e da tecnologia, com capacidade para se integrar social e politicamente e se articular com a pós-graduação. O Engenheiro Civil não deve ser apenas capaz de propor soluções que sejam tecnicamente corretas, mas também deve considerar os problemas em sua totalidade e a sua inserção numa cadeia de causas e efeitos de múltiplas dimensões. Daí a necessidade de uma estrutura curricular que conduza a uma maior preocupação com a valorização do ser humano, com a preservação do meio ambiente e com a inserção do profissional na realidade socioeconômica local e regional.

Neste sentido, além dos conteúdos básicos previstos na formação do engenheiro, os quais abarcam conhecimentos em matemática, física, química expressão gráfica, ciências do ambiente, comunicação e expressão, administração, economia, ciências sociais, entre outros, o egresso deverá assimilar conhecimentos profissionalizantes e específicos que envolvam ciência dos materiais, teoria das estruturas, sistemas prediais, práticas construtivas, mecânica dos solos, fundações, hidráulica e hidrologia, saneamento básico, planejamento e mobilidade urbana, sempre em conexão com conteúdos de cunho social e ambiental.    

Durante a sua vida acadêmica, o egresso do Curso de Engenharia Civil do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias da UFOB deverá desenvolver os sensos crítico, científico e criativo para identificar e resolver problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, visando atender as demandas da sociedade. Enfim, espera-se um profissional consciente de sua responsabilidade profissional e social, inserido no mundo produtivo, que se mantenha atualizado e possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento da sociedade.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Findado o Curso, o egresso deverá estar preparado para atuar, de forma generalista, na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de obras de infraestrutura (rodovias, pontes, ferrovias, hidrovias, barragens, portos, aeroportos, entre outras). Neste sentido, deverá estar apto para acompanhar o desenvolvimento de obras civis, elaborar orçamentos, realizar a mensuração e o controle de qualidade, executar projetos e se responsabilizar por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Também deverá ser capaz de realizar pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos, além de efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. 

Tendo em vista este perfil de formação, o egresso exercerá a profissão em setores públicos e empresas de construção civil e de obras ambientais e hidráulicas, em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica, podendo também atuar como profissional autônomo, em empresa própria ou prestando consultoria.