Licenciatura em Artes Visuais

Campus Santa Maria da Vitória

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais foi criado com o intuito de formar profissionais do magistério da Educação Básica na área de Artes Visuais para exercer o compromisso de serem educadores de crianças, jovens e adultos da Educação Básica, em espaços formais e não formais de ensino. O curso busca estimular, no licenciando, uma atitude permanente de apreciação e aprendizagem das práticas e processos criativos em arte, com o compromisso de estabelecer abertura e respeito ante a diversidade de contextos artísticos, culturais e sociais.

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Diurno

Início de Funcionamento: 08/09/2014

Carga horária: 3.325 horas

Periodicidade: 8 Semestres

Integralização mínima: 4 anos

Integralização máxima: 7 anos

Vagas Autorizadas: 45

Centro vinculado: Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória

E-mail do centro: campus.samavi@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Oeste da Bahia tem como objetivo formar o professor de artes visuais que domine os conhecimentos específicos da área, condição necessária a um professor-artista-pesquisador, voltada à produção de conhecimento com criatividade e a partir do contexto local e também global. Esta formação acadêmica está orientada para possibilitar ao estudante a sensibilidade, a intuição e a criatividade, bem como o domínio dos códigos culturais e a consciência política, ética e crítica do seu papel social.

O profissional egresso do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Oeste da Bahia planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais próprios para o ensino das Artes Visuais. Portanto, a sua atribuição central é a formação do professor-artista-pesquisador, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos teóricos-metodológicos das Artes Visuais, sobre o seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para fazer das experiências artísticas diferentes formas de aprender e de ensinar. 

Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado atuará na gestão escolar, elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza, ainda, pesquisas em Ensino das Artes Visuais, coordena e supervisiona equipes de trabalho, além de avaliar, planejar e coordenar projetos de ensino e as dinâmicas pedagógicas. Em suas atividades, prima pelo desenvolvimento do estudante, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Licenciado em Artes Visuais poderá atuar:

a. Na docência da Educação Básica.

b. Na gestão e coordenação de sistemas de Educação Básica.

c. Nas editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino das Artes Visuais na Educação Básica.

d. Nos espaços de educação não-formal, como escolas de arte, museus, ateliês, galerias de arte e centros culturais.

e. Nas empresas que demandem formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais e artísticas.

f.  No desenvolvimento de ações de conservação, apreciação e preservação do patrimônio histórico-artístico.

Portanto, o egresso do curso de Licenciatura em Artes Visuais será capaz de:

- Compreender e associar as bases teóricas e processos metodológicos para o ensino de artes visuais na educação básica;

- Dominar os conhecimentos teóricos e conceituais que fundamentam sua atuação profissional para a integração, desenvolvimento e direção de projetos de pesquisa, ensino e produção artística, tanto individual como coletivas, desde uma visão humanística, criativa, crítica e reflexiva;

- Dominar as habilidades técnicas e de conceptualização que o permitam integrar estratégias para a execução de obra artística e o desenvolvimento de novos vínculos culturais e sua interface com as questões do ensino das Artes Visuais.

- Avaliar os processos históricos da arte e sua transformação em expressões artísticas contemporâneas;

- Compreender os fundamentos teóricos e estratégias frente às implicações sociais, econômicas e políticas em torno da produção, distribuição e o consumo de arte.