Palestrantes

publicado 23/11/2022 10h22, última modificação 30/11/2022 09h14

De quem é o patrimônio cultural


Palestrante: Yussef Campos (UFG) - Professor Adjunto da Faculdade de História e permanente do Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal de Goiás; e colaborador do Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP-UEG). Doutor em História (Universidade Federal de Juiz de Fora); Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas-RS. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural (Granbery e PERMEAR, Juiz de Fora-MG). Pesquisa o patrimônio cultural a partir da relação entre História, Memória e Identidade, e de suas nuances jurídicas. Durante o mestrado participou, como bolsista CAPES, do projeto Perspectivas Teóricas sobre el Patrimonio Material e Inmaterial en Sudamerica (Brasil y Argentina), do Programa de Cooperación Internacional Asociado para el Fortalecimiento de la Posgrado, Brasil / Argentina (CAFP/BA), que resultou da cooperação acadêmica entre os programas de pós-graduação em Economia Política de la Cultura, Estudios sobre Producciones Culturales y Patrimonio de la Facultad de Filosofia y Letras (ICA/FFyL), de la Universidad de Buenos Aires (UBA), e em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas/Brasil. Colaborou, como co-organizador e autor, nas edições 35 e 36 da Revista do Patrimônio, em comemoração aos 80 anos do IPHAN. É líder do grupo de pesquisa CNPq LUPA - Lugares e Patrimônios.

Financeirização, land grabbing e acumulação de capital na agricultura brasileira


Palestrante: Bruna de Castro Dias Bicalho (ENCE/IBGE) - Doutora em População, Território e Estatísticas Públicas pela ENCE/IBGE. Graduação e Mestrado em Estatística pela UFMG. Pesquisadora colaboradora vinculada ao Núcleo de Estudos Geoambientais (Nuclamb/UFRJ), coordenado por Júlia Adão Bernardes.

Insegurança Alimentar e e necropolítica


Palestrante: Gabrielle Jacobi Kölling - Pós-doutoranda da Universidade do Distrito Federal (UDF). Doutora em Direito Público. Mestre em Direito Público. Especialista em Direito Sanitário. Bacharel em Direito. Pesquisadora do Direito nas áreas: Teoria dos Sistemas Sociais; Direito Constitucional, Regulatório, Direito Digital, Sanitário e Ambiental. Professora do Mestrado Profissional em Direito do CERS - Complexo Educacional Renato Saraiva, na linha de pesquisa "Mercado e Segurança Humana". Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Direito Digital, Mercado e Regulação". Avaliadora do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Crise do capital e novas-velhas direitas: conjuntura política e perspectivas na realidade brasileira


Palestrante: Rodrigo Medina Zagni - Professor de História das Relações Internacionais, do Departamento de Relações Internacionais, da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), lotado no Campus Osasco, onde também desempenha as funções de Chefe de Departamento (mandato 2022-2025).
Historiador bacharel pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e licenciado pela Faculdade de Educação da mesma universidade, concluiu doutorado na linha de pesquisa em Práticas Políticas e Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da USP com a tese que sagrou-se vencedora no prêmio “Tese Destaque USP” na modalidade interdisciplinar e cujas pesquisas foram realizadas, em parte, com bolsa do Instituto de Investigaciones Históricas da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) para pesquisa em acervos documentais e bibliográficos na cidade do México.
Concluiu pós-doutorado no Departamento de História da USP, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História Econômica.
É ainda egresso da International School for Holocaust Studies do Yad Vashem (Jerusalem), onde aprofundou seus estudos sobre conflitos armados e genocídios na era contemporânea.
Coordena o Grupo de Pesquisa “Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea” da UNIFESP.
É autor de 15 livros (além de capítulos e artigos publicados em revistas científicas e anais de eventos acadêmicos) dentre as quais os livros "Quando irrompem os monstros: crise do capital e novas direitas" (em coautoria com Osvaldo Coggiola); "O romance de Péricles: a glória dos feitos terrenos se desfaz como um sonho"; "Entre a glória e o pesadelo: a Era de Ouro do Capital e a Guerra Fria" (em coautoria com Osvaldo Coggiola); “Sangue que não seca: o Estado Islâmico, a crise de hegemonia e as novas estratégias do imperialismo”; “Identidades em guerra: imperialismo e cultura nas relações entre Estados Unidos e América Latina durante a Segunda Guerra Mundial”; e “Conflitos armados, massacres e genocídios: constituições e violações do direito a existência na era contemporânea”.

Andifes na relação com as Universidade e perspectivas para 2023


Palestrante: Gustavo Balduíno (Andifes) - Secretário Executivo da Andifes

Saúde mental de estudantes universitários e suas relações com dimensões acadêmicas


Palestrante: Rebeca Neri de Barros (UFBA) - Doutoranda em Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Psicologia com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia. Com formação clínica em Psicologia sistêmica - Terapia de casal e de família, pelo Instituto Humanitas. Tem experiência na área de Psicologia clínica e educacional, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Pesquisadora sobre saúde mental de estudantes universitários.

O trabalho multiprofissional na Assistência Estudantil


Palestrantes: Iara Mantoanelli (IF Cararinense) - Graduada em Serviço Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2010), Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - IPEGEX (2013), Mestre em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2016). Assistente Social do Instituto Federal Catarinense - IFC. Tem experiência na área do serviço social, com ênfase na educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional Tecnológica; Assistência Estudantil; Evasão Escolar; Coordenadora da Coordenação-Geral de Políticas e Programas Estudantis do IFC desde 2019.e Josiela Silveira Cavalheiro (IFSUL) - Doutora em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas/RS (UCPEL) e Mestre em Política Social pela mesma Universidade. Especialista em Sociedade, Política e Desenvolvimento Regional, pelo Instituto de Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Graduada em Serviço Social/2006 pela UCPEL. Atualmente, é Assistente Social na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSUL), trabalhando com a gestão do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Teletrabalho, reestruturação educacional e neoliberalismo


Palestrante: Lawrence Estivalet de Mello (UFBA) - Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA (Mestrado e Doutorado). Pesquisador Associado ao Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades da UFBA (CRH/UFBA), do Núcleo de Pesquisa Transformações do Trabalho, Democracia e Proteção Social (FD/UFBA) e do Grupo Trabalho, Trabalhadores e Reprodução Social (FFCH/UFBA). Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Direito (UFPEL) e em Filosofia (UFPR). Integra a REMIR, a RENAPEDTS, a ABET e a CLACSO. Membro Titular da Comissão de Educação Jurídica da OAB/BA. Tem especial interesse nas áreas de Direito do Trabalho, Filosofia Política e Sociologia do Trabalho.