Palestrantes e convidados
Alisson Gutemberg da Silva Souza
Doutor em Ciências Sociais (PPGCS / UFRN), Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas (PPGC / UFPB) e Graduado em Comunicação Social / Jornalismo (UFRB).
Altair Sales Barbosa
Natural de Correntina, BA, graduou-se em Antropologia pela Universidade Católica de Chile, em 1970. Doutor em Arqueologia Pré-Histórica pela Smithsonian Institution National Museum of Natural History de Washington DC (1991).
André Pereira da Costa
Possui Graduação em Tecnologia em Automação Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Licenciatura em Ciências - Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU, Especialização em Educação Matemática pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP, Mestrado e Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
Andréa Pires Rocha
Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Serviço Social pela UNESP -Franca, Mestre em Educação pela UEM e graduada em Serviço Social na UNESP-Franca. Realizou Pós Doutorado no Programa de Pós Graduação da Escola de Serviço Social da ESS-UFRJ. Coordena o Projeto de Pesquisa “Sistemas de Proteção e Garantia dos Direitos Humanos voltados à infância e juventude em Angola, Moçambique, Portugal e Brasil”.
Andrea Santana Leone de Souza
Professora de Direito Civil e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS), curso de Mestrado, da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Doutora e Mestra em Relações Sociais e Novos Direitos pela Universidade Federal da Bahia. Pós Doutoranda em "Novas Tecnologias e Direito" no MICHR da Universidade Mediterranea de Reggio Calabria (Itália).
Anne Gabriele Lima Sousa de Carvalho
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é Professora Adjunta C I e representante docente titular do comitê central da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal do Oeste da Bahia.
Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira
Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Especialista em Organização de Arquivos, Especialista em Administração da Educação a Distância, Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Na graduação atua como professora dos Cursos de Graduação em Arquivologia e Biblioteconomia. Ex-coordenadora Nacional do Grupo de Trabalho Informação e Memória da Associação Nacional de Pesquisadores em Ciência da Informação (ANCIB); Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba; Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Areia e Ex-Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba.
Carlos Rodrigues Brandão
Possui mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1974) doutorado em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (1980) e livre docência em antropologia do simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Realizou estudos de pós-doutorado em antropologia junto à Universidade de Perugia e à de Santiago de Compostela (1992).
É comendador da Ordem do Mérito Científico, do Ministério de Ciência e Tecnologia; Professor Emérito da Universidade Federal de Uberlândia, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Goiás, Doutor Honoris Causa da Universidad Nacional de Lujan – Argentina; Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas.
Recebeu prêmio do CNPq por sua obra em cultura popular; a medalha Roquette Pinto da Associação Brasileira de Antropologia. a medalha Dom Helder Câmara, conferida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro a ex-alunos; o Prêmio Poesia-Liberdade pela Fundação Centro Alceu Amoroso Lima.
Claudemir Teixeira
Professor Auxiliar da Universidade Federal do Oeste da Bahia, graduação em pedagogia, especialista em educação inclusiva; mestrando em educação - UNB. Proficiência para uso e ensino da LIBRAS e proficiência para tradução e interpretação.
Debora Cruz Porcino
Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde da UFBA, possui especialização em preceptoria no SUS pelo instituto Sírio Libanês de ensino e pesquisa. É nutricionista formada pela UFBA onde integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura (NEPAC). Possui experiência na docência e atuação em Educação Alimentar e Nutricional, Segurança Alimentar e Nutricional e Antropologia da Saúde e da Alimentação. Atualmente é docente do curso de nutrição da UFOB e coordena o projeto “Alternativas de Escoamento dos Subprodutos do Algodão e Culturas Acessórias no Benim”.
Dércio Alves Pereira
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Oeste da Bahia(2018). Atualmente é Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia.
Fernanda Camargo
Pós doutorado, Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Especialista em Gestão Escolar, Liderança do 3º Setor e Mediação em EaD pela UFES, Graduada em Educação Artística, Artes Plásticas e Pedagogia pela UFES. Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação da UFES, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Imagens, Tecnologias e Infâncias (GEPITI), pesquisadora do Observatório de Formação de Professores de Artes na América Latina, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Experiência do Sensível (NUPEES). Desenvolveu projetos como Tupiabá, escritas originárias e além de pesquisas nas áreas de Formação de professores de Artes e Ensino da Arte no Campo.
Flávia Maria de Brito
Docente do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais - PPGART, Centro de Artes e Letras - CAL da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade - AVEC - CNPQ/UFSM e coordenadora do Laboratório de Criatividade e Inovação - LACRIA. Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto – Portugal.
Carlos Roberto Franke
Graduação pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985); Especialização em Medicina Veterinária Tropical no Institut für Tropenveterinärmedizin - Freie Universität Berlin, Alemanha (1987); Doutorado em Parasitologia pelo Institut für Tropenveterinärmedizin - Freie Universität Berlin, Alemanha (1993), com bolsa/CNPq; Professor Visitante/CNPq na graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará na área de Infectologia Veterinária (1994-1996); Professor Titular da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia/UFBA (1996 - atual) lotado no Depto. Medicina Veterinária Preventiva e Produção Animal; Pós-Doutorado no Bundesforschungsanstalt für Viruskrankheiten der Tiere/BFAV, Alemanha (2000 - 2001), na área de Epidemiologia, com bolsa da Fundação Alexander von Humboldt, Alemanha; Coordenador do Programa de Pós-Graduação Ciência Animal nos Trópicos da Escola de Medicina Veterinária / UFBA (2001-2003 e 2005-2007); Diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia/UFBA (24/12/2008 a 01/06/2009); Vice-Diretor da Escola de Medicina Veterinária/UFBA (03/2005 a 23/12/2008 e 07/08/2009 a 07/08/2013); Pós-Doutorado na Faculdade de Comunicação da UFBA em parceria com a Freie Universität Berlin, Alemanha na área de filme documentário e divulgação científica no Brasil e na Alemanha. Áreas de atuação: Saúde Única, Comunicação em Saúde e Meio Ambiente.
Jairo Torres Magalhães Junior
Possui graduação em Medicina veterinária pela Universidade Federal da Bahia (2010). Fez mestrado (2013) e doutorado (2015) em Ciência Animal Nos Trópicos pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia/UFOB (2015 - atual) lotado no Centro Multidisciplinar de Barra. Possui experiência nas seguintes áreas: saúde única, entomologia médica e agrícola, controle de doenças transmitidas por vetor e educação em saúde.
Gloria Careaga Pérez
Maestra en Psicología Social por la UNAM. Co-fundadora del Programa Universitario de Estudios de Género de la UNAM (PUEG), donde fue Secretaria Académica y Coordinó el Área de Estudios en Sexualidades. Actualmente continúa como docente en la Facultad de Psicología de la UNAM. Fue también Co-Secretaria General de la ILGA y Directora del Programa de Sexualidad y VIH de la CNDH. Ha coordinado once antologías y publicado múltiples artículos y capítulos de libro. Ha desarrollado estudios en el Centro Golda Meir en Israel y pasantías académicas en la UNA de Costa Rica y en el SPW de Brasil.
Gustavo Henrique de Sousa Balduino
Engenheiro Mecânico, especialista em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública (FGV). É secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) desde 1993. Membro do Conselho de Administração da EMBRAPII, membro do Conselho Administrativo do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, membro do Comitê Técnico Cientifico da ANP (COMTEC), membro da Comissão Nacional de Objetivos Desenvolvimento Sustentável (Secretaria do Governo).
Helena Theodoro
Possui graduação de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1967), graduação em Pedagogia -
Faculdade de Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (1978) e doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho(1985). Atualmente faz Pós-doutorado no IFCS/UFRJ/PPGHC (Programa de Pós-graduação em História Comparada).
Foi Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro - CEDINE. Exerceu a Vice-presidência do Fundo ELAS, de 2008 a 2015, tendo sido Jurada do Estandarte de Ouro do Jornal O Globo durante 27 anos. Coordenou o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da FAETEC de 2008 a 2013.
Escreveu os livros Mito e Espiritualidade: Mulheres Negras (1996); Os Ibéjis e o Carnaval (2009); Caderno de Cultura Afro-brasileira (2009); Iansã, rainha dos ventos e tempestades (2010); e, Martinho da Vila - Reflexos no Espelho (no prelo).
Janaynna de Moura Ferraz
Professora Adjunta no DEPAD/ UFRN. Pesquisadora na Rede TraMa. Doutora (UFMG), mestre (UFS) e bacharela em Administração. Autora do livro "Para além da prática empreendedora no capitalismo brasileiro" e de artigos científicos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais.
José Francisco dos Santos
Docente Adjunto, lecionando as disciplinas de Histórias das Áfricas/Cultura Afro-brasileira; professor dos Programas de Mestrado em Ciência Humanas e Sociais e do Mestrado em Ensino ambos na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Membro do Conselho Editorial da Revista Sul/Sul do Programa de Ciências Humanas e Sociais, da Revista de História 29 de Abril, do Programa de Pós-graduação em História da UEM, coordena o grupo de pesquisa Sistemas de Proteção e Garantia dos Direitos Humanos e Sociais voltado à Infância e Juventude em Portugal, Angola, Brasil e Moçambique. Envolvendo pesquisadores e instituições dos referidos países (UFOB, UEL, UPRA).
Jusciney Carvalho Santana
Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Doutora em Educação, Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora em temas como gestão educacional, gestão escolar, políticas públicas afirmativas, formação docente, relações étnico-raciais e avaliação institucional, no grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE-CNPq) e colaboradora no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI-UFAL). De 2017 a 2020 atuou como Procuradora Institucional e foi representante docente na CPA/UFAL, no mesmo período. É membro suplente da gestão da FORGES - Fórum de Gestão do Ensino Superior nos países e regiões de Língua Portuguesa, desde 2018.
Maísa Miralva da Silva
Assistente social na UFG Pró-Reitora de Assuntos Estudantis -PRAE/UFG Coordenadora do FONAPRACE/ANDIFES
Mayana Rocha Soares
Pesquisadora e professora assistente na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Doutoranda em Literatura e Cultura. Mestra em Estudo de Linguagens e licenciada em Letras e Ciências Sociais. Publicou o livro Feitiçarias, terrorismos e vagabundagens: a escritura queer de João Gilberto Noll (2019), pela editora Devires. Colaborou na organização dos dois livros "Lesbianidades Plurais", em parceria com as pesquisadoras Simone Brandão e Thais Faria, também pela editora Devires.
Nelson Cardoso Amaral
Doutor em Educação pela UNIMEP. Atualmente é professor associado II, aposentado, da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia; gestão; financiamento e avaliação institucional.
Rogério Covaleski
Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutorado em Conteúdo de Marca (UPF Barcelona), Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP) e graduado em Publicidade e Propaganda (PUC-PR). É autor de vários livros, dentre eles “Publicidade híbrida” (2010), “Cinema e Publicidade: intertextos e hibridismos” (2015), e “Da Publicidade ao Consumo” (2020). Atualmente, é professor associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco e professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE. É líder do Grupo de Pesquisa “Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo” (PPGCOM/UFPE), e Coordenador do GT “Consumos e Processos de Comunicação” (Compós).
Rosana Heringer
Rosana Heringer é doutora em Sociologia (IUPERJ) e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES/UFRJ). Foi vice-diretora da Faculdade de Educação da UFRJ (2016-2019). No primeiro semestre de 2020 foi pesquisadora visitante na Universidade do Texas (Austin/EUA), como bolsista Fulbright. Entre suas publicações recentes estão: Educação superior no Brasil contemporâneo: estudos sobre acesso, democratização e desigualdades (organizadora, 2018); A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil (coautoria, 2018).
Rossana Guerra
Doutora em Contabilidade, Mestre em Administração, Especialista em Perícia Contábil e Auditoria de Sistemas de Saúde , MBA em Gestão Empresarial e graduada em Ciências Contábeis.
Certificações profissionais: Certified Internal Auditor® (CIA®), Certification in Risk Management Assurance® (CRMA®),by The Institute of Internal Auditors e Lead Implementer e Auditora Interna de Gestão de Compliance ISO 37301, Lead Implementer e Auditora Interna de Gestão Antissuborno - ISO 37001, por ABNT.
Membro da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) e do The Institute of Internal Auditors ( The IIA) e da Academia Paraibana de Ciências Contábeis.
Professora Adjunta e pesquisadora no DFC e no PPGCC da Universidade Federal da Paraíba.
Auditora de Contas Públicas na CGE PB, tendo atuado como Gerente Executiva de Auditoria, Gerente de Controle Interno do Tribunal de Justiça da Paraíba, estando atualmente no Ministério Público do Estado da Paraíba.
Set Hudson Leite Costa
Paratleta faixa preta 4° Dan Mestre em Taekwondo com 40 medalhas de ouro e 1 de bronze, foi considerado o melhor para atleta do estado da Bahia por 4 vezes pela Sudesb (2010,2012,2013 e 2014.) Técnico em Operador em computador e vice-presidente da Federação Baiana de Parataekwondo. Paratleta da Liga Nacional de Taekwondo Fbti - Federação Baiana de Taekwondo inter-estilos e sou registrado pela Kukkiwon órgão Máximo do Taekwondo Mundial.
Sydney Oliveira Santos Silva Filho
Docente do curso de Administração UFPE/CAA. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestre e doutor. em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador dos temas Sociologia das Juventudes, Sociologia do Trabalho, Participação política e Movimentos sociais. Membro dos grupos de pesquisa Poder Local, Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGCS/UFRN) e Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN).
Simone Brandão Souza
É Assistente Social e Doutora em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Atualmente é professora Adjunta do Curso de Serviço Social e professora permanente e Vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Política Social e Territórios da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. É líder do grupo LES - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidades, Gênero, Raça e Sexualidades da UFRB e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades da UFBA.
Soraya Smaili
Professora Titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1985), realizou Mestrado, Doutorado e Livre-Docência pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Pós-doutorados na Thomas Jefferson University e no National Institutes of Health (NIH). Reitora eleita da Unifesp por dois mandatos, 2013-2017 e 2017-2021. Coordenadora adjunta do Centro de Saúde Global e Coordenadora do Centro Sociedade, Universidade e Ciência (SOU_CIENCIA) da Unifesp
Stelina Vasconcelos
Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2011), Mestrado em Educação e Contemporaneidade UNEB (2015), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui experiência na área de ensino de ciências, pesquisando nessa área e em gênero, sexualidade, lesbianidades, interseccionalidade e feminismos. É membra do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidade, Gênero, Raça e Sexualidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, faz parte do núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades - NuCus na linha de Lesbianidades, Interseccionalidades e Feminismos - LIF, membra do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de História Anpuh- Bahia, membra da Articulação Brasileira de Lésbicas - ABL e do grupo de estudos de gêneros e sexualidades da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.
Tamila Marques Silveira
Doutora em Ensino, História e Filosofia das Ciências(PPGEFHC/UFBA/UEFS), mestra em Física (IF/UFBA), licenciada e Bacharela em Física (UEFS/BA)
Docente (CCET/UFOB, Campus Barreiras/BA), coordenadora do DesPerTar (NAAF/SAE/UFOB)
Defende a Educação Inclusiva, o combate a qualquer tipo de preconceito e a potencialidade da Educação não Formal, como complemento a Educação Formal, nos processos de ensino, aprendizagem e de avaliação.
Tânia Aparecida Kuhnen
Graduada em Filosofia (2004) e em Letras - Alemão (2011), mestra (2010) e doutora em Filosofia (2015), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2012 realizou estágio de pesquisa na Universidade Humboldt de Berlim (DAAD/CAPES). Desde 2015 é professora na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), onde integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS - UFOB). Coordena o Grupo de Pesquisa "Marginais: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Minorias e Exclusões". É membra da Rede de Mulheres Filósofas da América Latina da UNESCO. Atualmente, é Diretora de Relações Internacionais na UFOB.
Tatiane Pereira da Silva
Formada em Ciências Contábeis pela Uneb, pós-graduação em Administração Pública e em Auditoria e Controle. Experiências anteriores como Contadora de Prefeituras municipais, foi também Controladora Interna dos Municípios Baianos de Santa Rita de Cássia (2013 a 2016) e Baianópolis (2010-2012). Auditora da UFOB, atualmente exerce a função de Auditora-chefe.
Thais Faria
Jornalista e pesquisadora. Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco com a pesquisa sobre Cinema Lésbico na América Latina. Mestra em Cultura e Sociedade pelo POSCULT-UFBA.
Wender Alves da Silva
Possui bacharelado em Química pela Universidade de Brasília, Mestrado em Química Orgânica e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade de Brasília/Universidad de Talca (2009). Atualmente é professor Associado II, na Universidade de Brasília, coordenada grupo de pesquisa LaPSCA Laboratório de Planejamento e Síntese de Compostos Ativos onde desenvolve pesquisas com os seguintes temas: Síntese Orgânica e de Novos Marcadores Celulares, Drug Designer. Outra importante linha de pesquisa esta baseada na divulgação e simplificação da ciência.
Anderson Souza Barbosa
Graduando em Direito, Bacharel em Humanidades (2018), membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Identidade, Cultura e Memória (2018).Foi Presidente na gestão( 2018-2020) e atualmente é Conselheiro (2018-2020 - 2020-2022) no Conselho Estadual da Juventude - CEJUVE do Estado da Bahia vinculado a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social - SJDHDS. Foi representante estudantil no Colegiado do BIH(2015-2016), no Conselho Diretor do Centro das Humanidades (2016-2018), foi Diretor Jurídico e Documental e membro fundador do DCE, atualmente é representação estudantil no Consuni, ambos na UFOB. É mediador Judicial pelo Tribunal de Justiça da do Estado da Bahia.
Bárbara Carine Soares Pinheiro
Bárbara Carine Soares Pinheiro é mãe, mulher negra cis, nordestina, professora, escritora, empresária, formada em Química pela UFBA, mestre e doutora em Ensino de Química pela (UFBA/UEFS). Realiza estágio de pós-doutorado na Cátedra de Educação Básica - IEA USP. Atualmente professora adjunta e vice diretora do instituto de Química da UFBA. Membro permanente do corpo docente do programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Líder do grupo de pesquisa Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais (DICCINA). Autora de livros, tais como: "@descolonizando_saberes: mulheres negras na ciência" e "História Preta Das Coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras". Idealizadora, sócia e consultora pedagógica da escola Afro-brasileira Maria Felipa (@escolinhamariafelipa). Influenciadora digital nas páginas @descolonizando_saberes (Instagram) e Uma Intelectual Diferentona (YouTube).
Flávio Martins
Professor de História Moderna e Contemporânea do Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia, mestre em história pela Universidade Estadual de Feira de Santana e doutorando em história na Universidade Federal de Goiás
Napoliana Pereira Santana
Possui graduação em História pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2008). Mestre em História Regional e Local pela Universidade do Estado da Bahia, Campus V/Santo Antônio de Jesus - BA (2012). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da UFBA. Professora Assistente da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB, Campus Barreiras. É membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem - GPCSL, cadastrado no CNPq. Desenvolve pesquisa sobre a escravidão e pós-abolição no sertão do São Francisco - Bahia.
Andressa Pereira Oliveira
Docente do curso de Engenharia Elétrica da UFOB-CMBJL. Graduada em Engenharia Elétrica (IFBA campus de Vitória da Conquista). Especialista em Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica com Ênfase em Automação Industrial (UCAMPROMINAS). Mestra e Doutoranda em Sistemas Elétricos de Potência (UFBA).
Raúl René Meléndez Valle – Raúl Valle.
Engenheiro Agrônomo fitotecnista pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia “Manoel Carlos Gonçalves” em Pinhal, SP, com Mestrado, Doutorado e pós Doutorado na Universidade da Florida, Gainesville, FL em Fisiologia e Dinâmica da Produção de Cultivos. Pesquisador Principal do Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC) da CEPLAC, Fiscal Federal Agropecuário e Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Experiência de 37 anos em fisiologia de cacaueiro, principalmente relações hídricas, trocas gasosas, cultura de tecidos e manejo de cacaueiro.
Winnie Bueno
Iyalorixá, Bacharel em Direito pela UFPEL/RS. Mestre em Direito pela Unisinos/RS. Doutoranda em Sociologia/UFRGS. Escritora e idealizadora da Winnieteca, plataforma de distribuição de livros para pessoas negras desenvolvida em parceria com Twitter Brasil e Geledés. Discute temas voltados às questões raciais, gênero, direitos humanos, intolerância religiosa e pensamento feminista negro. Colabora junto aos movimentos sociais com promoção de cursos, palestras e oficinas voltadas às áreas temáticas anteriormente citadas. Autora do livro Imagens de Controle (Zouk, 2020), atua como consultora nas áreas de combate ao racismo, diversidade de gênero e justiça social. Colunista do site Itaú Cultural e da Revista Gama.
Ádma Bernardino Magalhães
Professora da Universidade do Estado da Bahia/UNEB – Campus XVII/Bom Jesus da Lapa, desde 2003. Mestre em Arte pela UFMG – Especialista em Avaliação pela UNEB/IAT - Atua no Curso de Pedagogia discutindo Arte, Arte/Educação, Corporeidade, Ludicidade, Educação Física Escolar. Também faz parte do Coletivo Marilene Matos, desenvolvendo trabalhos de formação de professores, debates sobre as relações étnico-raciais junto às populações tradicionais quilombolas, instituições públicas da cidade de Bom Jesus da Lapa e Região. Coordena os trabalhos relativos às semanas da Consciência Negra em Parceria com UFOB/Barreiras, UFRB/Amargosa. Também desenvolve projetos de extensão e pesquisa, respectivamente Projeto Universidade Aberta à terceira Idade e Projeto de Pesquisa em Educação Patrimonial. No campo artístico é Cantora e Compositora.
Natália Medina Araújo
Doutora e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília - UnB. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2008). Professora Adjunta na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Crítica e Direito Internacional (UnB) e Marginais: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Minorias e Exclusões (UFOB). Atua principalmente com temas de teoria e história do Direito Internacional, Migrações Internacionais, Direito dos Refugiados e Proteção Internacional dos Direitos Humanos.
James Wilker
James Wilker nasceu em Jussara-BA, em 1987. É professor, poeta, crítico literário e produtor cultural, formado em Letras pela UNEB, com mestrado em Estudos Literários pela UEFS. Atualmente, é servidor público na UFOB - Campus Barra, no cargo de técnico em assuntos educacionais e pesquisador na área de Literatura Regional, produzida no sertão vale do São Francisco, especificamente na obra de Osório Alves de Castro.
Mª Isaura Francisco de Oliveira
Mestre em Educação de Jovens e Adultos, MPEJA, pela Universidade do Estado da Bahia (2018). Licenciada em Ciências Sociais - UNIMES (2020). Graduada em Pedagogia com habilitação em Magistério nas Matérias Pedagógicas do 2º grau pela Universidade do Estado da Bahia UNEB (2002). Especialização Lato Senso em Metodologias do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB 2004). Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação FACITE. (2009) Curso de Pós-graduação ( Lato Sensu) em Gestão Escolar (2008). Curso de Pós-graduação Lato Senso em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica Universidade Gama Filho (2010). É autora de inúmeros artigos e capítulos em revistas e livros na área de Educação de Jovens e Adultos, Docência, Currículo Escolar, Ensino e Avaliação. Professora da rede pública de ensino. Atuou com Secretaria Municipal de Educação no período de 2009 a 2012, no município de Riacho de Santana- BA. Atualmente professora substituta da Universidade do Estado da Bahia UNEB, lotada no o DCHT Campus XVII. Atua como Coordenadora Pedagógica em uma escola do Ensino Fundamental II, ensino regular e EJA. Possui experiência na docência na Educação Básica e no Ensino Superior. Experiencia em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, na modalidade Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos. Mediadora de cursos de formação docente. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores GEPForP UNEB. Realiza pesquisa na área da docência com foco no processo ensino aprendizagem, currículo e avaliação.
Valmir Henrique de Araújo
Professor Titular de Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Pós-Doutor – Desenvolvimento e Meio Ambiente, UESC. Pós-Doutor em Robótica Educacional pelo Departamento de Engenharia de Computação e Automação, Centro de Tecnologia - UFRN. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Mestre em Tecnologias Energéticas Nucleares - UFPE (1995). Graduado em Música – Universidade de Metropolitana de Santos – UNIMES (2021). Graduado em Engenharia Elétrica – Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR (2018). Pós-Graduado em Sistemas Elétricos de Potência – FAINOR. Graduado em Bacharelado em Teologia – Faculdade de Educação Teológica (2014). Docente do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC/UESB). Diretor do DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS – DCET – UESB 2012-2014. Membro da Academia Conquistense de letras, desde 2001. Membro da Diretoria da Casa da Cultura, Vitória da Conquista, desde – 1998.
Prêmios Literários
A Invenção do Artista – Contos – Prêmio Professora Zélia Saldanha. CONTOS, Edições UESB – 2005.A Blusa Estampada – Categoria Infantojuvenil – Prêmio Professora Zélia Saldanha – Edições UESB – 2010. Os trançados de Lia - Literatura Infantil - Prêmio Professora Zélia Saldanha. EDITAL 163/2013, Edições UESB – 2014. Ensaio Científico – A NARRATIVA POÉTICA DA CIÊNCIA, Edições UESB – 2010. Prêmio Gervásio Fioravanti, Academia Pernambucana de Letras, 1991.
Thiago Ribeiro Rafagnin
Docente de na vaga de Direito Constitucional no Curso de Direito da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Pós-Doutorando em Economia e Diritto, no Dipartimento di Economia e Diritto, Facoltà di Economia, della Sapienza Università di Roma. Pós-Doutor em Direito pelo PPGD da Universidade Federal de Pelotas. Co-líder do Grupo de Pesquisa Global Constitutionalism, Republic and Solidarity (UFPel/UFOB), responsável pela linha de pesquisa Constitutionalism, Social Rights and Neoliberalism. Tem experiência na área de Direito e Políticas Sociais, com ênfase em Direito Constitucional, Teoria do Direito e Teoria do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: Constituição, Direitos Fundamentais Sociais, Reforma Constitucional, Globalização, Políticas Sociais, Neoliberalismo, Organizações Financeiras Internacionais.
Michelle Oliveira de Matos
Professora da rede municipal de Bom Jesus da Lapa, atualmente está na Coordenação da Educação Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação. Pedagoga (UNEB), Mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais e membro do Coletivo Marilene Matos.
Gracy Kelly Andrade Pignata Oliveira
Luiz Antonio de Carvalho Valverde
Duplamente graduado em letras, Letras com Inglês e Letras com Francês, fez especialização em Linguística Aplicada à Língua Inglesa, Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural, com a dissertação Uma trilogia do coronelismo, baseada nos romances de Wilson Lins, todos esses cursos foram realizados na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. O curso de doutorado foi realizado em Teoria da Literatura, na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, defendendo a tese O ser e o além do ser, nas narrativas de Osório Alves de Castro. Atuou como professor da Universidade do Estado da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana
Leonardo Morato
Geólogo por formação e professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Sua dedicação à Paleontologia e Espeleologia frequentemente oportunizou que realizasse espontâneas interações entre disciplinas diversas. Entre alguns exemplos: aliou Física e Belas Artes para analisar a Biomecânica de animais pré-históricos; reuniu Matemática e Geologia Estrutural a corrigir fósseis deformados; com Fotografia e Informática levou cavernas virtualmente para quem não as visitava; buscou aproximar Nutrição e Educação Física com Turismo e Espeleologia; investigou a segurança sanitária para visitação de grutas durante a corrente pandemia. Nessas reuniões de ideias, espaços não formais de ensino/aprendizagem foram fundamentais.
Sérgio Donato
Engenheiro Agrônomo (UFV), Licenciado em Agricultura (UTFPR), com especializações lato senso (UFV, UFLA e ESALQ/USP), Mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPel), Doutor em Fitotecnia e Pós-Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas (UFV). Foi produtor rural entre 1991 e 1998 e Coordenador Regional da ADAB (1999). É professor titular do Instituto Federal Baiano, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semiárido da UNIMONTES. Atua em ensino, pesquisa e extensão nos cultivos da bananeira, mangueira, umbuzeiro e palma forrageira no Semiárido brasileiro. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ2.
Angelo Marconi Maniero
Doutor em Física pela Universidade de Brasília na área de Física Atômica e Molecular (Teoria). É atualmente professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia lotado no Centro das Ciências Exatas e da Tecnologia. E desde de 2019, exerce a função de Diretor de Governança, Riscos e Conformidade da UFOB.
Leriane Cardoso
Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UESC, Especialista em Gestão de IES pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2008) e graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Ruy Barbosa (1995). Atualmente atuo como docente do Magistério Superior com dedicação exclusiva vinculada à Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), unidade Barreiras/BA. Atualmente, ocupa o cargo de Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFOB. As atividades docentes na graduação e pós-graduação estão vinculadas às áreas: Estratégia; Gestão de Projetos; Gestão por Processos; Políticas Públicas; Governança Ambiental, Boa Governança e Escalas; Sustentabilidade.
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Física na área de Física da Matéria Condensada e licenciado em Física pela mesma universidade. É especialista em Física para o novo Ensino Médio pela Universidade Estadual de Londrina. É professor no Instituto Federal do Paraná, campus Foz do Iguaçu, e atua na coordenação do curso de Licenciatura em Física e na docência no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da mesma instituição.
Samuel Mazzinghy Alvarenga
Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Biólogo especialista em Genética e Biologia Molecular. Possui mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento. Realizou treinamento de pós-doutorado na área de Bioinformática e Transcriptômica. Atuou como Pesquisador em Bioinformática e Genômica (2012-2018) na Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), onde trabalhou na montagem, análise e anotação de genomas e metagenomas de microorganismos. Atualmente ministra disciplinas de Bioinformática, Programação de Computadores, Biotecnologia e Biomateriais, coordena e orienta estudantes em projetos de pesquisa e de extensão nas áreas de Programação de Computadores, Genômica e Bioinformática.
João Carlos Salles Pires da Silva
Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1985), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1992) e Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), é atualmente professor titular do Departamento de Filosofia da UFBA, no qual passou a lecionar em setembro de 1985, nele ingressando por concurso em 1990. Foi Chefe do Departamento de Filosofia (1999-2001), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (2001-2006 e 2008-2009), Coordenador de Pesquisa da UFBA (2006-2008) e Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (2009-2014). Desde agosto de 2014, exerce o cargo de Reitor da Universidade Federal da Bahia, tendo sido reeleito para mandato de 2018 a 2022. Foi eleito membro da Diretoria da ANDIFES como Vice-Presidente, em julho de 2018, para mandato de um ano; e, em julho de 2019, também para mandato de um ano, foi eleito Presidente da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). Entre outros livros, publicou A Gramática das Cores em Wittgenstein (2002), O Retrato do Vermelho e Outros Ensaios (2006), O Cético e o Enxadrista: Significação e Experiência em Wittgenstein (2012), Filosofia, Política e Universidade (2016), A Cláusula Zero do Conhecimento: Estudos sobre Wittgenstein e Ernest Sosa (2017), Análise & Gramática: Mais estudos sobre Ernest Sosa e Wittgenstein (2018) e Universidade Pública e Democracia (2020). Também restabeleceu e traduziu o texto das Anotações sobre as Cores, de Wittgenstein, publicado em edição bilíngue pela Editora da Unicamp, em 2009. Sua experiência na área de filosofia volta-se, sobretudo, na perspectiva da epistemologia e da filosofia da linguagem, para a história da filosofia moderna e contemporânea, com ênfase no empirismo clássico e na obra de Ludwig Wittgenstein, bem como na obra de Ernest Sosa. Desenvolve pesquisa (Conhecimento, análise e ação: A teoria da normatividade télica na epistemologia de Ernest Sosa) com bolsa do CNPq, tendo coordenado, de 2010 a 2016, o PRONEX Filosofia e Ciências (FAPESB/CNPq), associado à pesquisa atual e a projetos de pesquisa anteriores. É membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia (a partir de 2011) e membro da Academia de Letras da Bahia, na qual, eleito em 2014, ocupa a cadeira 32, cujo patrono é o cachoeirano André Pinto Rebouças. Além disso, é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Filosofia Moderna e Contemporânea, ao qual se vincula o Grupo de Estudos e Pesquisa Empirismo, Fenomenologia e Gramática (http://www.efg.ufba.br), em funcionamento regular desde 2000. E, tendo sido por dois mandatos presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), de outubro de 2002 a dezembro de 2006, presidiu a Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF) de outubro de 2013 a outubro de 2019.
Maria do Socorro Mendes Gomes
Graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília em 1986, com Mestrado Profissional em Gestão Pública no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Faculdade de Planaltina da Universidade de Brasília, obtido em 2019. É assistente social da carreira Técnico Administrativa em Educação desde 1987, quando entrou para o quadro da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi Coordenadora de Assuntos Comunitários. Atuou na elaboração da pesquisa de perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação da UFOP. Posteriormente, com sua participação no Fórum de Pró-reitores de Assuntos Comunitários, essa pesquisa foi estendida para o conjunto das universidades federais, sendo realizada desde 1996. Em 1996 retornou para Brasília, passando a atuar na Universidade de Brasília – UnB até 2004, quando foi cedida para o Ministério da Educação - MEC. Na UnB foi Diretora de Desenvolvimento Social no período de 1998 a 2004. Em 2004 foi nomeada para a Coordenação Geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Educação, tendo atuado nas áreas de planejamento estratégico, melhorias de processos de trabalho, negociação sindical, reestruturação das carreiras dos servidores técnico-administrativos em educação e docentes das Instituições Federais de Ensino. Posteriormente, em 2008, assumiu a Coordenação Geral de Carreiras e Análise de Perfil da Força de Trabalho do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, tendo sido Secretária Adjunta de Recursos Humanos de 2008 a 2010. Foi nomeada em 2011 para o cargo de Subchefe Adjunta de Articulação e Monitoramento da Casa Civil de Presidência da República, tendo sido exonerada a pedido em 2016. Retornou à UnB neste ano, retomando as suas funções como assistente social. Desde dezembro de 2019 exerce o cargo de Diretora de Desenvolvimento Social do Decanato de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília. Neste cargo foi responsável pela política de Inclusão Digital dos estudantes da UnB em situação de vulnerabilidade social, e atuando na gestão de programas e projetos de atendimento às parcelas mais vulneráveis do corpo discente da universidade. Em janeiro de 2021 assumiu o cargo de Decana de Gestão de Pessoas da Universidade de Brasília.
Antonio Oliveira de Souza
Professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Campus de Bom Jesus da Lapa. Licenciado em Física na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, com mestrado e Doutorado em Física Experimental pela Universidade Estadual de Maringá. Possui experiência em Óxidos Semicondutores Magnéticos Diluídos. Atualmente é Vice-Reitor da UFOB, gestão 2019-2023.
Jacques Antonio de Mirada
Reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia. É docente da instituição, estando lotado no Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET), no Campus Reitor Edgard Santos. É bacharel, mestre e doutor em Química e integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Química Pura e Aplicada (Posquipa) e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit). Atuou como diretor do antigo Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (UFBA) e Vice Reitor Pro tempore da UFOB. Quanto às áreas de pesquisa, tem interesse em estudos em Fotofísica e Fotoquímica Orgânica, principalmente nos seguintes temas: fotofísica, fotosensitizadores, fotocatalisadores, ação fotodinâmica, biopolímeros, quimiosensores fluorescentes e meios micelares.
Carlos Henrique de Lucas
Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Letras e Linguística, área de concentração em História da Literatura, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialista em Direitos Humanos (Verbo Jurídico) e Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor Adjunto II na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), atuando como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB), na Linha de Pesquisa de "Linguagem, cultura e poder". É líder do Grupo de Pesquisa Corpus Possíveis e Editor-Chefe da Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais (https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/index). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB).
Lorena Braga Souza
Graduanda do 5º período de Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (2019). Atuou como representante discente junto ao colegiado de Medicina Veterinária, planejamento para o retorno das atividades acadêmicas em 2021, entre outras, atualmente estou como conselheira junto ao Conselho Universitário - CONSUNI.
Miriam Dantas dos Santos
Possui graduação em Gestão de Pessoas pela Universidade Potiguar. Desde de 1984 é assistente de administração da UFRN. Atua na gestão universitária em diversos conselhos deliberativos. Dentro da UFRN, desempenhou as seguinte funções: (1) Gerente de implantação de Automação Universitária, (2) Coordenadora da Implantação do Sistema de Administração de Pessoal ? SIAPE, (3) Diretora da Divisão de Direitos e Deveres, (4) Diretora da Divisão de Pagamento e Atendimento, (5) Diretora da Divisão de Controle de Cargos e Movimentação de Pessoal, (6) Diretora de Administração de Pessoal e (7) Pró-Reitora Adjunto de Gestão de Pessoas. Somadas a essas funções, desde 2011 é Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da UFRN. Atualmente é coordenadora nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das IFES (FORGEPE). Suas áreas de interesse inclui Administração Pública, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação.
Carlos H. Coimbra-Araujo
Atualmente trabalha no Departamento de Engenharias e Exatas, Universidade Federal do Paraná, Brasil. Carlos faz pesquisas em Física Teórica (Gravitação e Cosmologia) e Popularização da Ciência. Seu principal projeto atual é 'Cosmologia e Astrofísica de Objetos Compactos'. Atua no grupo de pesquisa "EnCiMaT: Educação em Ciências, Educação Matemática e TIC's no ensino" do CNPq.
Simone Leal Souza Coité
Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Mestre em Educação (UCB). Especialista em Gestão e Planejamento Educacional, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Graduada em Pedagogia (UNEB). Professora Adjunta, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Oeste da Bahia (PPGE/UFOB). Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Membro do grupo de pesquisa: EDUCATIO - Políticas Públicas e Gestão da Educação (UNEB) e do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Currículo (UNEB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e Formação Docente.
Tales Amauri Ferreira Rocha
Graduado Agronomia pela UFRB campus CRUZ das Almas e graduado em Técnico em Agropecuária pelo IF Baiano, campus Santa Inês.
Marcelo Oliveira Rodrigues
Doutorado em Química (Universidade Federal de Pernambuco), tese “Propriedades espectroscópicas de estruturas orgânicas-lantanídeo. Professor titular de Química Inorgânica na Universidade de Brasília.
Amilton Pereira dos Santos
Quilombola de Tomé Nunes, município de Malhada – BA. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Mestre em Ensino de Relações Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. Atualmente atua como Auxiliar administrativo na Seção de Apoio à Pós-graduação do Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB.
Clayton da Silva Barcelos
Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista e Bacharel em Direito também pela UFMS. Professor do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) na UFOB.
Clivio Pimentel Júnior
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia. Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Professor na Licenciatura em Ciências Biológicas, no Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo, Diferença, Educação em Ciências (CCBS/UFOB). Pesquisador do grupo de pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP/FACED/UFBA).
Rayane Amarante Santos
Graduanda em Ciências Biológicas na modalidade de licenciatura, pela Universidade Federal do Oeste da Bahia na UFOB, atualmente no quinto semestre. Participante bolsista no Programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID (2020 - atual), ofertada pela CAPES, dentro do projeto com a temática de Plantas Alimentícias não Convencionais, atribuindo conhecimentos sociais e econômicos no cultivo de espécies nativas e não - nativas do Cerrado. Monitora voluntária pelo componente curricular na disciplina de Didática pelo Centro de humanidades, orquestrada pela
Professora Anatália Dejane. Socioambientalista, interesse em pautas ambientais e educação. Ecologia politica e aplicada.
Ricardo Scartazini
Um apaixonado pela arte da Gestão, Tecnologia e Inovação e convicto de que as pessoas são os bens mais preciosos nas instituições.
Graduado em Administração com Análise de Sistemas pela FASB (Barreiras-BA) e Pós-Graduado em MBI (Master Business Innovation) Industria 4.0 pelo SENAI CETIQT (Rio de Janeiro-RJ).Fundador e Sócio-Diretor nas Industrias Tutto Bianco Uniformes em Barreiras-BA e Agrotruck Renovadora de Pnues em LEM-BA. Participa da Diretoria da CDL Barreiras, do Observatório Social do Brasil e Coordenação de Núcleo do SICREDI. Foi docente na FASB, UNOPAR e IFBA Barreiras, atuando durante 10 anos nessa atividade.
Reinilton da Silva Juvenal
Secretário Executivo na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), lotado na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan). Possui especialização em Gestão Pública, graduação em Letras e em Pedagogia. Atualmente está na Coordenadoria de Gestão Estratégica, ocupa a presidência da Comissão de Ética da UFOB, é membro do Comitê de Implementação da LGPD da UFOB e Encarregado pelo tratamento de dados pessoais.
Adma Katia Lacerda Chaves
Pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Oeste da Bahia. É docente da instituição, estando lotada no Centro das Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Campus Reitor Edgard Santos. Possui graduação e Mestrado em Ciências Biológicas e Doutorado em Genética. Desenvolve pesquisa na área de Zoologia de Vertebrados, com ênfase em Ictiologia.
Pedro Lucas
Estudante de fisioterapia, dirigente estadual da União da Juventude Socialista (UJS) e Presidente da União dos Estudantes da Bahia.
Mariam Jalal Magnavita
Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia(UFBA) - Linha Educação e Diversidade; Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. É membra do grupo de pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais da Faculdade de Educação da UFBA (FACED). Tem experiência em docência e coordenação pedagógica no Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, é pedagoga da Universidade Federal do Oeste da Bahia e exerce a gestão do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da instituição. Tem interesse pelos seguintes temas no âmbito da Educação Superior: Inclusão educacional de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação; Neurodiversidade; e Ações Afirmativas.
Joana Angélica Guimarães da Luz
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (1996). É Ph.D. em Environmental Resources Engineering and Forestry pela Cornell University, New York (2003). Está vinculada à Pós-Graduação em Ciências Ambientais, com ênfase em Recursos Hídricos em Meio Ambiente, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, com ênfase em água subterrânea. É professora associada e ocupa o cargo de Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, sendo considerada a primeira mulher negra a ser eleita Reitora de uma universidade federal brasileira. Compôs a equipe da Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, Gestão 2020/2021, eleita em julho de 2020.
PAULO CESAR LIMA MARROCOS
Graduado Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (1982), Mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Auditor Fiscal Federal Agropecuário da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e Professor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Nutrição Mineral de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade de solos e nutrição do cacaueiro.
Penildon Silva Filho
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (2000), com o Mestrado e Doutorado em Educação, ambos também pela Universidade Federal da Bahia. Em outubro de 2005 foi aprovado no concurso público para professor de Metodologia da Pesquisa no curso de Fonoaudiologia da UFBA. Exerceu de janeiro de 2007 a fevereiro de 2011 o cargo de Diretor Geral do Instituto Anísio Teixeira, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, encarregado da formação dos professores do Estado. Desde agosto de 2014 assumiu a função de Pró-reitor de Ensino de Graduação da UFBA.
Fernanda Vasques Ferreira
Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), docente colaboradora do PPGCHS, pesquisa comunicação, saúde e políticas públicas. Pós-doutoranda em modelagem computacional no Senai Cimatec com pesquisa sobre fake news e saúde.
Tayse Dantas Reboucas Santos Ribeiro
Atualmente é Coordenadora de Ensino e professora titular da Universidade Federal do Oeste da Bahia - Campus Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa. Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2011) e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2011).
Alfredo Macedo Gomes
Graduado em Psicologia (1990) e mestre em Sociologia pela UFPE (1995) e doutor em Educação pela University of Bristol (2000). É o atual reitor da UFPE. Ainda possui formação e experiência de pesquisa na área de políticas da educação superior, com ênfase nos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas, projetos e programas, a partir de perspectiva crítica, com foco nos temas: globalização, regionalização, políticas de educação superior, Estado, classes sociais e sociedade.