Conheça a UFOB

publicado 19/10/2021 14h49, última modificação 22/10/2021 16h00

A Universidade Federal do Oeste da Bahia foi criada pela Lei Nº 12.825, de 5 de junho de 2013, a partir de um desmembramento do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS) da Universidade Federal da Bahia. Com natureza jurídica de autarquia, a UFOB é vinculada ao Ministério da Educação, com sede em Barreiras. A universidade possui cinco campi, localizados nos municípios de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória..

A UFOB é uma instituição pública, gratuita e de qualidade que busca promover a formação do cidadão, a produção e difusão do conhecimento e o desenvolvimento da cultura, das artes, das humanidades e das tecnologias, por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão, ciência e inovação.

Vídeo Institucional Conheça a UFOB

Reitor Prof. Dr. Jacques Miranda

Programas Institucionais

A UFOB oferece Programas Institucionais voltados à formação acadêmica do estudante promovendo a iniciação à docência, a pesquisa e à extensão, e os Programas Institucionais voltados aos Assuntos Estudantis que dão apoio ao desenvolvimento das atividades acadêmicas pelo estudante.

Os Programas Institucionais de Ensino, Pesquisa e Extensão visam a formação integral do estudante partir da inclusão e permanência em processos formativos diferenciados que possibilitam experienciar o planejamento didático-pedagógico na iniciação à docência, os métodos e técnicas da pesquisa e da inovação tecnológica na Iniciação científica e tecnológica e vivenciar uma interação articulada com a comunidade externa através da iniciação à extensão. Os Programas Institucionais ampliam as experiências formativas do estudante, desenvolvendo o senso crítico, o sujeito cidadão e sua rede de contatos, estimulando a permanência e o êxito na formação.

Programas Institucionais

UFOB

Vídeo Programas Institucionais de Iniciação ao Ensino, docência, Pesquisa e Extensão

Os Programas Institucionais voltados aos Assuntos Estudantis visam fornecer apoio ao desenvolvimento das atividades acadêmicas pelo estudante, seja apoio pedagógico, psicológico como apoio a partir de auxílios financeiros que visam a inclusão e a permanência com sucesso na diplomação.

Vídeo Programas Institucionais de Assuntos Estudantis

Quer conhecer um pouco sobre o acervo bibliográfico?

Acervo Biliográfico

UFOB

Vida Universitária