Geral
Oficina História e Jogos: design e representações do passado
A relação das pessoas com o passado extrapola seu contato com o conhecimento histórico escolar e acadêmico. Para além dessas formas de representação do passado produzidas e reconhecidas por profisssionais de história, toda sociedade representa a si mesma, seu passado e seus possíveis futuros através de meios nos quais os critérios dessa repressentação passam por prioridades estéticas, políticas, morais e religiosas. Contemporaneamente, uma das formas de representação do passado difundida - sobretudo nos meios digitais - se dá através de jogos que tematizam, de forma direta ou indireta, acontecimentos, ideias e processos relacionados ao passado, dialogando com a cultura histórica de seus/suas jogadores/as. Esta oficina busca oferecer uma introdução prática a uma crítica histórica de alguns jogos, tanto manuais quanto digitais, a partir de uma aproximação entre, de um lado, aspectos gerais do design de jogos e sua linguagem própria, procedimental e, de outro, implicações dessa linguagem na construção de significados sobre o passado. Exploraremos brevemente um jogo de tabuleiro, um RPG (jogo de interpretação) de mesa e um jogo digital de estratégia, analisando como cada um dos objetos escolhidos constrói suas ideias e representações acerca do passado.
Local: Campus Reitor Edgard Santos - Barreiras
Público alvo
Comunidade interna e externa a UFOB.