Tarefas matemáticas para o ensino de objetos de conhecimento da Unidade Temática: probabilidade e estatística

publicado: 14/04/2022 14h00, última modificação: 08/04/2024 08h49
Inscrições encerradas
Cursos_presencial.png

Inscreva-se

Professores em exercício docente enfrentam novas demandas diariamente. O espaço escolar é dinâmico e marcado por processos de mudanças ocasionados pelas políticas educacionais, em especial as de natureza curricular, por impactar a gestão dos processos de ensino e de aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem promovido alterações sobre o que deve ser ensinado nas escolas de educação básica. A parte referente a área de Matemática e suas Tecnologias está dividida em cinco áreas da matemática: grandezas e medidas, números, probabilidade e estatística, álgebra e geometria.

Este curso de formação continuada para professores da educação básica terá como foco a Unidade Temática Probabilidade e Estatística. Teoricamente (a UT-PE), entendemos a Educação Estatística como o processo de ensinar e aprender conceitos estatísticos, habilidades e métodos. Ela envolve o desenvolvimento da capacidade de interpretar, analisar e utilizar dados de maneira crítica. E não se limita apenas ao ensino de fórmulas matemáticas, mas também inclui a compreensão do pensamento estatístico, tomada de decisões baseada em dados e a capacidade de interpretar e comunicar resultados de forma eficaz. Ou seja, uma formação voltada ao desenvolvimento do letramento estatístico na perspectiva de Gal (2002).

A BNCC para a área de matemática propõe o ensino por meio de investigações e resolução de problemas. Contudo, não traz maiores orientações de natureza pedagógica para o desenvolvimento do trabalho docente nessa perspectiva. Visando uma aprendizagem profissional do professor que ensina matemática, tomamos a literatura sobre tarefas matemáticas que tem circulado atualmente na produção científica (Stein; Smith, 1998; 2009; Ponte, 2005; 2014; Swan, 2017; 2018).

Metodologicamente, o processo formativo estará orientado pelo Modelo Teórico de Oportunidades de Aprendizagem Profissional do Professor que ensina matemática, desenvolvido por Ribeiro e Ponte (2020). Buscando desenvolver uma aprendizagem profissional do professor, o modelo PLOT possui três domínios: (i) papel de ações do formador (PAF), (ii) tarefas de aprendizagem profissional (TAP) e (iii) interações discursivas entre os participantes (IDP). Os três domínios estão inter-relacionados e são capazes de gerar oportunidades para que o professor possa aprenda profissionalmente. Em quase todos os encontros serão usaremos TAP com foco em objetos de conhecimento da UT-PE com foco em trabalhar o conhecimento conceitual e didático. Também, ainda associado ao modelo PLOT, pretende-se o desenvolvimento de dois ciclos de Planejamento, Desenvolvimento e Reflexão (PDR). Nesses ciclos, os professores em pequenos grupos elaborarão tarefas investigativas e implementarão em suas turmas para posterior discussão coletiva entre os participantes da formação.

Nesse sentido, este curso tem como objetivo capacitar professores que ensinam matemática para a gestão de processos de ensino e de aprendizagem que envolvam tarefas investigativas de objetos de conhecimento da UT-PE.

Programação aqui

Local: Campus Reitor Edgard Santos - Barreiras

Público alvo

Professores que ensinam matemática na rede pública de Educação Básica; Estudantes e professores dos cursos de bacharelado e licenciatura em Matemática.