X Enforsup e V Interfor

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: NOVOS TEMPOS, VELHOS PROBLEMAS!!

Em 2024, o ENFORSUP e o INTERFOR consolidam-se cada vez mais com a atuação da RIDES ampliando-se para novas articulações com Universidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste pela realização do X ENFORSUP e do V INTERFOR, abordando o tema “COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: NOVOS TEMPOS, VELHOS PROBLEMAS!!”. 

Neste evento de 2024 estaremos novamente fortalecendo a interiorização da Rede na cidade de Barreiras-BA em parceria com as anfitriãs Universidade Federal do Oeste da Bahia e Universidade do Estado da Bahia.

Justifica-se a temática em virtude do imediatismo das informações, da era da internet, onde o compartilhamento se dá a todo momento. Compartilhar experiências é uma forma de resistir à aprendizagem sem criticidade, sem valorização da experiência vivenciada, dos relatos de aprendizagem e da prática pedagógica. Ao compartilhar saberes, vivências e seus resultados, estudantes de graduação e pós-graduação poderão ampliar horizontes educativos, ter contato com outros conhecimentos e desenvolver perspectivas profissionais para a atuação na educação básica e superior. O compartilhamento de experiências entre estudantes e docentes fortalece a formação inicial e continuada, e cria uma cultura de colaboração e valorização da profissão.

Existem várias formas de compartilhar experiências da educação básica e superior, como: participar de congressos, seminários, workshops e outros eventos acadêmicos; publicar artigos, livros, relatórios e outros materiais; integrar redes, grupos, projetos e programas de cooperação; realizar intercâmbios, estágios, visitas e outras atividades no exterior; utilizar mídias sociais, plataformas digitais, recursos educacionais abertos e outras tecnologias. O evento quer tornar possível o intercâmbio de pesquisadores entre as instituições educativas das três regiões brasileiras.

Compartilhar experiências do ser professor na educação básica e superior é um compromisso político, ético e social de valorização da profissão docente e de investimento na contribuição para o aperfeiçoamento da prática pedagógica como exercício profissional qualificado. Ao trocar ideias e aprender com colegas, o docente pode refletir suas dificuldades e acertos, buscar soluções criativas para problemas enfrentados no cotidiano escolar e acadêmico, e ainda vislumbrar possibilidades entre pares e instituições. Eventos dessa natureza, agregam importante valor ao trabalho docente, pois tem o potencial de inspirá-los juntamente com estudantes que buscam a carreira docente como profissão, mostrando-lhes possibilidades e desafios de ensinar e produzir conhecimento em diferentes níveis de educação.

O X ENFORSUP e o V INTERFOR abrem-se para um importante debate num compromisso político de interiorização da RIDES compartilhando experiências da educação básica e superior em tempos de mudança no cenário político do país, considerando contextos e identidades das instituições educativas, lócus da formação de professores e espaços de atuação profissional, na educação básica e superior, e profissional tecnológica. O evento quer consolidar o intercâmbio de ideias, conhecimentos, indagações, questionamentos, experiências, favorecendo a produção de respostas e alternativas inovadoras para antigos e crônicos problemas da docência na educação básica e superior.

Essas são razões estruturantes que justificam a necessidade de apoio do PAEP, pois a formação da RIDES é o mecanismo proposto para conseguir intercâmbio contínuo de conhecimentos, métodos investigativos e alternativas entre as instituições educativas das três regiões brasileiras. Para isso existe a RIDES, constituída por pesquisadores que investigam formação e desenvolvimento profissional docente para a Educação Básica e Superior nos Programas de Pós-Graduação das três regiões NO, NE e CO, ou outras, nacionais em ações de intercâmbios internacionais.

Na 10ª edição ENFORSUP e 5ª do INTERFOR o compartilhar espaço-tempo de reflexão crítica, de socialização sistemática da importância da educação consiste em reconhecer, valorizar e atuar em defesa da educação como um dos direitos mais fundamentais humano das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, contribuindo com os profissionais envolvidos nos seguintes termos:

a) ampliação de seus conhecimentos pela análise dos limites e perspectivas da política educacional brasileira, conhecendo possibilidades de participação de fóruns de entidades do campo educacional, envolvendo-se em defesas de movimentos sociais populares no compromisso de fortalecer ações coletivas, solidárias de modo a buscar reverter políticas retrógradas de governos passados;

b) participação efetiva na discussão sobre as políticas de formação docente definidas de forma impositiva e de grave retrocesso para a educação básica e superior, profissional tecnológica, ampliando seus conhecimentos sobre a identidade profissional docente do campo da educação indígena, de jovens e adultos e educação especial, contribuindo com suas experiências para um olhar coletivo e plural sobre o currículo integrado e interdisciplinar;

c) possibilidade de articulação de discussão qualificada sobre o Novo Ensino Médio (NEM) com a educação tecnológica e profissional, considerando o contexto político educacional contemporâneo, e suas implicações para a definição de percursos formativos de estudantes em busca do emprego ou a opção da continuidade na educação superior;

d) participação efetiva em atividades que podem ser desdobradas em ações de integração da rede, de grupos de pesquisa e de PPGE entre as instituições e profissionais envolvidos das três regiões da RIDES. Além da relevante contribuição das produções científicas resultantes desse evento.

EIXOS TEMÁTICOS

 

Eixo temático 01 - Políticas de formação de professores para a Educação Básica e Educação Superior.

Políticas públicas e suas referências no contexto dos interesses econômicos, sociais, políticos e educacionais para a elaboração de projetos de formação de professores. Processos de elaboração e implementação de políticas institucionais. As dimensões da valorização docentes e seus efeitos na carreira do magistério na Educação Básica e Superior. Plano de Carreira e reconhecimento social da profissão docente. Políticas e práticas de formação continuada.

Eixo temático 02 - Formação de professores e trabalho docente na Educação Básica

Os desafios na formação de professores nos cursos de licenciaturas. A formação dos formadores da Educação Básica. A escola como lócus de formação continuada. Elementos e processos na organização do trabalho pedagógico na escola. Experiências exitosas nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Educação Básica como lócus de pesquisa e produção do conhecimento. 

Eixo temático 03 - Formação de professores e desafios da docência nas modalidades da Educação Básica.

Formação docente, escola e diversidade nas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Escolar Quilombola, Educação Escolar Indígena, Educação do Campo. Experiências exitosas nos processos de ensino e aprendizagem nas modalidades.  A diversidade como objeto de pesquisa e produção do conhecimento na escola. 

Eixo temático 4: Gestão educacional e gestão escolar: projetos e experiências na escola pública.

Gestão democrática e os mecanismos de escolha para os cargos de diretores da escola pública. As instâncias e os processos colegiados para tomada de decisões. O tempo-espaço de coordenação do trabalho pedagógico na escola. Experiências exitosas na gestão e coordenação pedagógica de escolas públicas. Gestão e coordenação como objetos de pesquisas e produção do conhecimento.