RIDES
A formação de REDE INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE e CENTRO OESTE SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA e SUPERIOR – RIDES é o mecanismo proposto para conseguir intercâmbio contínuo de conhecimentos, métodos investigativos e alternativas entre as instituições educativas das três regiões. É constituída por pesquisadores que investigam o tema Formação/Desenvolvimento Profissional Docente para a Educação Básica e Superior nos Programas de Pós-Graduação das três regiões, ou outras, nacionais e internacionais.
A RIDES tem por objetivos:
Democratizar o conhecimento e análise das políticas públicas para educação superior e básica, bem como viabilizar produções científicas coletivas;
Formular diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes aos grupos de pesquisa dos membros participantes;
Contribuir com estudos e resultados de pesquisas realizadas, para a formulação e implementação de políticas públicas, diretrizes e ações voltadas para Formação/Desenvolvimento Profissional Docente para a Educação Básica e Superior, em articulação e parcerias com outras redes e fóruns, em âmbito nacional e internacional, com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil;
Contribuir para a elaboração, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento profissional docente para a educação básica e superior;
Apoiar e encaminhar aos diversos Fóruns (de Diretores de Centros e Faculdades de Educação, de Coordenadores de Cursos de Pós-Graduação em Educação, de Pró-Reitores de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão, entre outros, mais diretamente ligados à temática) e às instâncias deliberativas, demandas e solicitações provenientes dos resultados dos encontros da Rede;
Promover eventos científicos na área da Docência na Educação Básica e Superior;
Socializar resultados das produções científicas destacando entre elas os relatórios de pesquisas, trabalhos em anais de eventos, inovações pedagógicas, bem como as ações/atividades de programas de formação/desenvolvimento profissional docente.