Histórico

O Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (ENFORSUP) nasceu a partir da criação da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior e da necessidade de se criar um espaço de diálogo e intercâmbio entre pesquisadores, dessas regiões, com o intuito de produzir uma convergência de olhares sobre a formação docente para o ensino superior e a educação básica.

 

I ENFORSUP - 2008

O ENFORSUP foi instituído em 2008, ano de realização de sua primeira edição, realizada nos dias 31 de março e 01 de abril de 2008 em Fortaleza-CE, com o objetivo de promover a articulação inter-regional entre grupos de pesquisas, foi organizado nos seguintes eixos:

-        Temática 1 – Pedagogia Universitária: saberes e condições de trabalho na educação superior e na educação profissional-tecnológica;

-        Temática 2 – Profissão, Profissionalismo, Profissionalização e Desenvolvimento: modelos em busca de uma política de formação docente para a educação superior;

-        Temática 3 – Processos de Ensino e de Aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: práticas e inovações pedagógicas e tecnológicas, relação docente-aprendiz, formação para atuação com/na diversidade;

-        Temática 4 – Articulação ensino-pesquisa-extensão, conhecimento-cultura, teoria-prática na formação docente para a educação superior.

Participaram profissionais, pesquisadores e estudantes das três regiões brasileiras Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em decorrência das discussões apresentadas pelos quatro grupos de trabalho, elaborou-se a “Carta de Fortaleza-CE” com várias proposições, entre elas, destacou-se a proposta de criação da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Superior (RIDES), em articulação e parceria com outras redes e fóruns em âmbito nacional e internacional.

 

II ENFORSUP - 2009

O II ENFORSUP foi realizado nos dias 06 a 08 de dezembro de 2009, em Belém-PA, com o objetivo de compreender a necessidade de desenvolvimento profissional docente na educação superior num trabalho de integração entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O evento trabalhou com as seguintes temáticas:

-        Temática 1 – Ensino e aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: práticas e inovações pedagógicas e tecnológicas; relação docente- aprendiz; formação para atuação com/na diversidade; articulação ensino- pesquisa-extensão, conhecimento e cultura, teoria-prática na formação docente para a Educação Superior.

-        Temática 2 – Pedagogia Universitária: modelos em busca de uma política de formação docente para a Educação Superior (Profissão, profissionalismo, profissionalização e desenvolvimento profissional - saberes e condições de trabalho na Educação Superior e na Educação Profissional-Tecnológica). Em plenária final foi aprovada a “Carta de Belém-PA.

 

III ENFORSUP - 2011

O III ENFORSUP reuniu no período de 01 a 03 de setembro de 2011 na cidade de Salvador-BA, professores, pesquisadores e estudantes. O objetivo consistiu em ampliar e aprofundar estudos e discussões sobre a educação superior a partir de três eixos temáticos:

-        Eixo 1 – Docência; Ensino e aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica; relação professor-aluno mediada pelos saberes;

-        Eixo 2 – Práticas pedagógicas na educação superior e profissional-tecnológica;

-        Eixo 3 – Desenvolvimento profissional: Formação docente para atuação com/na diversidade na Educação Superior e Profissional-Tecnológica; condições de trabalho.

Nesse III ENFORSUP buscou-se estabelecer intercâmbios com Universidades, Instituições de Ensino e Pesquisa de graduação e pós-graduação, públicas e privadas, Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica e com pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, resultando na “Carta de Salvador-BA”.

 

IV ENFORSUP - 2012

O IV ENFORSUP aconteceu em Uberlândia-MG, no período de 13 a 15 de setembro de 2012. O objetivo orientador foi ampliar e aprofundar o debate, a reflexão, a socialização de experiências e a divulgação de pesquisas científicas acerca do desenvolvimento profissional docente para a educação superior, com os eixos temáticos:

-        Eixo 1 – Ensino, Aprendizagem Pesquisa e Avaliação na Educação Superior e Profissional-Tecnológica.

-        Eixo 2 – Desenvolvimento Profissional Docente para atuação com/na diversidade na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: saberes pedagógicos, identidade profissional, currículo e formação pedagógica.

-        Eixo 3 – Políticas de Formação Docente para a Educação Superior e Profissional-Tecnológica: condições de trabalho; precarização do trabalho docente e mal-estar docente.

Os participantes da RIDES no IV ENFORSUP aprovaram em assembleia a “Carta de Uberlândia-MG” contendo reivindicações e recomendações.

 

V ENFORSUP - 2013

O V ENFORSUP, coordenado pela Universidade Federal do Piauí, ocorreu no período de 25 a 27 de agosto de 2013, em Teresina-PI com o objetivo de ampliar e aprofundar o debate, a reflexão, a socialização de experiências e a divulgação do cenário docente na educação superior no século XXI. Os participantes aprovaram a “Carta de Teresina-PI”, contemplando e reafirmando o conteúdo expresso nas Cartas de Fortaleza-CE (2008), de Belém-PA (2009), de Salvador-BA (2011), de Uberlândia-MG (2012), expressando encaminhamentos resultantes de reflexões acadêmicas coletivas que permaneciam atuais. Esse encontro trabalhou com as seguintes temáticas:

-        Temática 1 – Pedagogia Universitária: saberes e condições de trabalho na educação superior e na educação profissional-tecnológica.

-        Temática 2 – Profissão, Profissionalismo, Profissionalização e Desenvolvimento: propostas em busca de uma política de formação docente para a educação superior.

-        Temática 3 – Processos de Ensino e de Aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: práticas e inovações pedagógicas e tecnológicas, relação docente-aprendiz, formação para atuação com/na diversidade.

-        Temática 4 – Articulação ensino-pesquisa-extensão, conhecimento-cultura, teoria-prática na formação docente para a educação superior.

-        Temática 5 – Gestão pedagógica no âmbito da docência superior.

-        Temática 6 – Políticas educacionais para educação superior e profissional tecnológica.

 

VI ENFORSUP  / I INTERFOR 2015

O VI ENFORSUP, coordenado pela Universidade de Brasília, ocorreu no período de 13 a 15 de maio de 2015, em Brasília-DF com o objetivo de possibilitar o aprofundamento da discussão entre pesquisadores e profissionais envolvidos com a educação básica e superior, discutindo o papel do currículo e da avaliação na formação docente em instituições educativas. O encontro se concentrou em tornos das temáticas:

-        Temática 1 – Formação Docente: aprendizagem e desenvolvimento profissional; Formação e inovação na Educação Básica, Superior e Tecnológica; Tecnologias, educação e seus sentidos formativos.

-        Temática 2 – Currículo na: Educação superior, educação básica, educação profissional e tecnológica.

-        Temática 3 – Avaliação na: Educação básica e superior; educação profissional e tecnológica. Diferentes níveis de avaliação: larga escala, institucional e das aprendizagens.

 

Face ao exposto, o VII ENFORSUP e II INTERFOR reforçaram o diálogo em torno da formação docente para a educação básica e superior, abordando como temática geral “Formação de professores: currículo, saberes e práticas pedagógicas”. O evento possibilitou o aprofundamento da discussão entre os envolvidos, discutindo o papel do currículo, dos saberes e das práticas pedagógicas na formação docente. No campo da educação, os professores vêm sofrendo uma série de processos de mudanças que precisam ser considerados dentro das instituições educativas, lócus da formação dos professores.

 No contexto do quadro atual em que as mudanças sociais e tecnológicas apresentam novas maneiras de pensar, trabalhar e organizar o conhecimento, a redefinição de práticas sociais tende a modificar os saberes, o currículo e as práticas pedagógicas, conceitos constituídos e redimensionados em nossa sociedade.

 

 

 VII ENFORSUP  / II INTERFOR 2017

O VII ENFORSUP e o II INTERFOR ocorreram no período de 12 a 15 de setembro de 2017, na cidade de Palmas-TO, sob coordenação da Universidade Federal de Tocantins (UFT), com o objetivo de reforçar o diálogo em torno da formação docente para educação básica e superior. O evento abordou como temática geral “Currículo, formação e avaliação na educação básica e superior”, possibilitando o aprofundamento da discussão sobre o papel do currículo, da formação docente e da avaliação em um contexto social e educacional em tempos de discursos reformistas e, ao mesmo tempo, atuou na defesa da instituição de processos inovadores na educação básica e superior, resultando na carta de Plamas-To. O evento trabalhou com as seguintes temáticas:

Temática 1 - Formação Docente: Políticas públicas e suas repercussões na formação de profissionais para a educação básica. Perspectivas de análise do processo de desenvolvimento profissional de docentes da educação superior e básica. A organização político-pedagógica da categoria profissional. Modalidades inovadoras de desenvolvimento profissional de professores.

- Políticas de formação de professores para a Educação Básica e Superior;

- Identidade profissional docente;

- Intensificação e mal-estar no trabalho docente;

- Memórias de formação de professores.

Temática 2 - Currículo e formação de professores da educação básica e superior: Currículo e conhecimentos científicos, pedagógicos e experienciais. O currículo como expressão do projeto pedagógico. As possibilidades da organização curricular na perspectiva da integração e da interdisciplinaridade bem como as peculiaridades étnicas culturais e regionais.

- Currículo e Educação Básica e Superior;

- Currículo e Educação Superior e Educação Intergeracional;

- Currículo e Educação no Campo;

- Currículo e Interculturalidade.

Temática 3 - Saberes e práticas pedagógicas: Saberes e práticas na educação básica e superior envolvendo as modalidades e as diferentes metodologias de ensino presenciais e à distância considerando os princípios da formação bem como a realidade contextual.

- Saberes inovadores na formação de professores da Educação Básica;

- Saberes inovadores na formação de professores da Educação Superior;

- Práticas e metodologias participativas na formação de professores da Educação Básica;

- Práticas e metodologias participativas na formação de professores da Educação Superior.

 

 

VIII ENFORSUP  / III INTERFOR 2019

O VIII ENFORSUP e III INTERFOR ocorreram em Brasília-DF, no período de 04 a 06 de dezembro de 2019, abordado a temática “Formação Docente Currículo, Avaliação na Educação e Superior: Perspectiva e Inovação em Contexto de Reformas”, sob coordenação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, com o objetivo de consolidar mais um espaço de reflexão, socialização e sistematização de experiências de caráter científico, no âmbito da docência na educação básica e superior entre redes e grupos ou núcleos de pesquisa nas três regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, resultando na aprovação da Carta de Brasília-DF. Foram contempladas as seguintes temáticas:

 

Temática 1 - Formação Docente: Políticas públicas e suas repercussões na formação de profissionais para a educação básica. Perspectivas de análise do processo de desenvolvimento profissional de docentes da educação superior e básica. A organização político-pedagógica da categoria profissional. Desenvolvimento profissional de professores.

  • § Políticas de formação de professores para a Educação Básica e Superior;
  • § Identidades e Profissionalidade docente;
  • § Trabalho docente: saúde, resistência e reexistência;
  • § Narrativas e formação de professores.

Temática 2 - Currículo e formação de professores da educação básica e superior: Currículo e conhecimentos científicos, pedagógicos e experienciais. O currículo como expressão do projeto pedagógico. As possibilidades da organização curricular na perspectiva da integração e da interdisciplinaridade bem como as peculiaridades étnicas culturais e regionai 

    • § Políticas Curriculares para Educação Básica e Superior;
    • § Currículo e Organização do Trabalho Pedagógico;
    • § Currículo e diversidades;
    • § Epistemologias do campo curricular.

 

Temática 3 - Avaliação:

  • § Políticas avaliativas na Educação Básica e Superior;
  • § Avaliação formativa e (de)formativa na Educação Básica e na Educação Superior;
  • § Avaliações externas e trabalho na escola;
  • § Avaliação institucional na Educação Básica e Educação Superior;

 

 

IX ENFORSUP  / IV INTERFOR 2021

O IX ENFORSUP e o IV INTERFOR foram realizados em formato online pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus Santarém-PA, em parceria com a RIDES, abordando como temática geral “Formação docente, interculturalidade e qualidade social na Educação Básica e Superior: novos tempos, velhos problemas!”, com o objetivo de consolidar mais um espaço de reflexão, socialização e sistematização de experiências de caráter técnico científico no âmbito da docência na educação básica, educação superior e educação profissional tecnológica entre redes e grupos ou núcleos de pesquisa nas três regiões do país – Norte, Nordeste e Centro Oeste. Para tanto, tratou-se do papel das políticas públicas e suas repercussões na formação de profissionais para a educação básica, superior e profissional tecnológica, bem como as modalidades inovadoras de desenvolvimento profissional. Será possível também discutir aspectos identitários e formação docente a partir de uma perspectiva intercultural, a qualidade social, expansão, democratização e avaliação da educação, com os seguintes eixos temáticos:

Eixo I - Formação Docente: Políticas públicas educacionais de formação inicial e continuada para atuação na educação básica, educação superior e educação profissional tecnológica. Perspectivas de análise do processo de desenvolvimento profissional docente para a educação básica, educação superior e educação profissional tecnológica. A organização político-pedagógica da categoria profissional. Memórias de formação de professores. Modalidades inovadoras de desenvolvimento profissional de professores. Formação docente: diálogos interdisciplinares/transdisciplinares e interculturais. Formação docente e tecnologias digitais. Formação do educador para/em ambientes formais e não formais, em contextos locais e regionais. Docência no ensino remoto emergencial na educação presencial.

Eixo II - Interculturalidade e inclusão: A escola e a universidade como espaços de encontro intercultural e inclusivo. Estratégias pedagógicas e interculturalidade no processo formativo. Formação docente para a inclusão de minorias nos níveis e modalidades educacionais. Aspectos identitários e formação de professores. As diferenças na formação docente para a educação básica, superior e profissional tecnológica. Educação para a interculturalidade. Cibercultura, Inclusão digital e interculturalidade na formação docente. Formação docente e inclusão digital. Interculturalidade e inclusão: diálogos interdisciplinares/transdisciplinares.

Eixo III - Qualidade Social da Educação: Financiamento público e custo aluno qualidade. Expansão, democratização e qualidade da educação básica e superior. Avaliação da educação básica e superior. Políticas públicas educacionais, indicadores e referenciais de qualidade social da educação. Qualidade social da educação e o processo de internacionalização. Expansão, democratização e qualidade social da educação básica, superior e profissional tecnológica. Qualidade social da educação e os Objetivos do desenvolvimento sustentável. Qualidade social da educação e o Plano Nacional de Educação. Qualidade social da educação: diálogos interdisciplinares/ transdisciplinares.