Eixos Temáticos

 

Eixo temático 01 - Políticas Educacionais Brasileiras e os processos de lutas e resistências.

Políticas públicas e suas referências no contexto dos interesses econômicos, sociais, políticos e educacionais. A importância de retomar e ampliar os fóruns das entidades do campo educacional, envolvendo também as entidades profissionais, os sindicatos dos professores e profissionais da educação, movimentos sociais populares para fortalecer as ações coletivas, solidárias para reverter políticas retrógradas de governos passados

 

 

Eixo temático 02 - Políticas públicas e suas repercussões na formação de profissionais para educação básica, educação superior e educação profissional nas modalidades presencial e virtual.

Identidade profissional docente do campo da educação indígena de jovens e adultos e educação especial em diferentes níveis educacionais. Formação de professores no âmbito da Resolução 2/2015, o currículo integrado e interdisciplinar. A formação para a docência no ensino remoto emergencial e na educação presencial.

 

 

Eixo temático 03 - A reforma do Novo Ensino Médio (NEM).

Uma reforma que implica em retrocesso para a década de 1940 e que fortalece a dualidade escolar delimitada pela “preparação” profissional para a população desfavorecida e a formação das elites. A reforma proposta pelo NEM prevê itinerários formativos no sentido de flexibilizar o curso e permitir a decisão dos estudantes para definirem o seu percurso formativo em busca do emprego ou que em outros itinerários eles defenderão a opção da continuidade na educação superior.

 

 

Eixo temático 04 - REDES INTEGRATIVAS E GRUPOS DE PESQUISA

Organização de redes integradas e grupos de pesquisa vinculados aos programas de pós-graduação desenvolvidos em Instituições de Ensino Superior universitárias e não universitárias em consonância com as normas orientadoras e condições estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).