Detalhes da programação

 

QUINTA-FEIRA, 7/11

 

Palestra de Abertura: É possível aprender Matemática por meio de Jogos?
Palestrante: Profª Ana Maria Porto (UFOB)

Resumo: As pesquisas em educação Matemática indicam o potencial do jogo como recurso para ampliar as aprendizagens, devido ao seu caráter lúdico, de entretenimento que pode tornar-se atrativo para o estudante e inseri-lo em situações problemas que o desafiam a criar estratégias de resolução. Esse recurso é utilizado em diferentes áreas de conhecimento mas interessa-nos evidenciar como a proposição de jogos nas aulas de Matemática promovem a aprendizagem. Essa área de conhecimento, em alguns casos é vista como algo excessivamente formal, em que seria uma incoerência ocupar o tempo da aula com um jogo. Assim, neste momento de diálogo pretende-se, por meio da exposição de resultados de pesquisa, realizados em aulas de ensino de Matemática, em classes de Educação Básica, instigar o debate sobre a questão: É possível aprender Matemática por meio de Jogos?

 

Exposição Interativa
Essa atividade tem o objetivo de apresentar a Matemática de maneira divertida e lúdica, explorando algumas possibilidades de interação entre a matemática e outros saberes.

1- Fábrica Matemática.
Docente responsável: Profª Luryane Ferreira de Souza (UFOB)

Resumo: Esta exposição apresentará os experimentos confeccionados pelos bolsistas do projeto de extensão Fábrica Matemática. Este projeto busca aproximar estudantes de ensino básico, superior e professores. Além disso, mostrar que através de experimentos lúdicos de baixo custo podemos estimular o pensamento crítico, dedutivo, de uma maneira descontraída aproximando a universidade da comunidade local. O projeto Fábrica Matemática da UFOB, atua na confecção de experimentos de divulgação de matemática e em apresentações desses experimentos em ações de divulgação científica na UFOB como o Caminhão da Ciência assim como apresentações em escolas da região.

 

2- A Geometria do Cerrado.
Docente responsável: Profª Priscila Santos Ramos e Prof. Fabio Nunes da Silva (UFOB)

Resumo: Esta exposição une a Matemática e o bioma Cerrado com o interesse de destacar a geometria plana presente na natureza e reforçar a identidade regional de abrangência da UFOB. O ambiente de interação será promovido por material fotográfico, quebra-cabeças e lousas interativas.

 

3- Montagem e prototipagem 3D de superfície como ferramenta no ensino da Matemática.
Docente responsável: Profª Gabriela Silva Cerqueira (UFOB), Profª Silvina Alejandra Alderete (UFOB)

Resumo: Este projeto visa explorar o potencial da impressora 3D como uma ferramenta de aprendizado no ensino de matemática. Através do uso desta tecnologia, busca-se tornar os conceitos matemáticos mais tangíveis e visuais. Para isto, uma ferramenta utilizada como fonte de informação tecnológica é o mapeamento patentário na base do European Patent. Com esta ferramenta busca-se identificar e aprimorar tecnologias utilizadas no ensino da matemática a nível mundial. Desta forma, pretende-se, proporcionar aos estudantes uma experiência prática e concreta e para além disso, contribuir no desenvolvimento de um Laboratório de Matemática no âmbito da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

 

4 - Matemática em todos os lugares.
Docente responsável: Profª Ana Maria Porto Nascimento (UFOB)

Resumo: O projeto visa desenvolver em espaços abertos, junto a comunidade externa da UFOB, jogos matemáticos de modo a promover a integração entre a Universidade e o público local do município de de Barreiras-BA. Esses jogos serão, selecionados e analisados pela equipe de ação, constituída por mim como protagonista e três colegas de curso que atuarão como voluntários. Busca-se demonstrar para a comunidade externa à UFOB a importância da matemática e como esta ciência está presente no cotidiano.

 

5- Frações, progressões e música
Docente responsável: Prof. Leniedson Guedes dos Santos (UFOB)

Resumo:
Essa exposição tem por objetivo explorar conhecimentos matemáticos usados na música, principalmente o estudo de frações na construção da escala pitagórica e das progressões geométricas na escala temperada, com o intuito de compreender o funcionamento de alguns instrumentos musicais, viabilizando assim a construção destes por meio do aproveitamento de materiais recicláveis.

 

Palestra 2: Plataforma Interativa de Jogos Matemáticos – Mgames
Palestrante: Profª Raimunda de Oliveira (UnB)

Resumo: O objetivo é a apresentar a “Plataforma Interativa de Jogos Matemáticos - MGames”, como produto de projeto de pesquisa de elaboração e experimentação de jogos matemáticos físicos e digitais, com foco, nessa primeira etapa, de colaborar com o estudo dos Números Racionais nas escolas. A plataforma atualmente está composta por 6 jogos físicos e 3 jogos digitais que abordam, por exemplo: i) significados de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte; ii) comparação e ordenação de números racionais na representação na fracionária utilizando a noção de equivalência; iii) números fracionários com significado de relação parte-todo; v) frações decimais e registro na representação decimal (décimos, centésimos e milésimos); vi) representação e significado de relação parte-todo dos números fracionários e fração de quantidade. Os jogos físicos estão disponíveis na plataforma em forma de encartes e podem ser impressos e montados pelas crianças em interação com pais e seus professores. Cada um dos jogos acompanha material de orientação pedagógica de uso para que seja explorado em diferentes anos de escolarização de acordo com as orientações curriculares. Os jogos digitais podem ser utilizados na versão on-line ou para baixados para uso off-line em computadores e tablets. A equipe multidisciplinar de desenvolvimento da plataforma formada por membros do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com docentes da Secretaria de Educação do Distrito Federal, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e profissionais da área de arte, design e tecnologia aplicada a educação.

 

Minicursos

1- Explorando o Soroban na Aprendizagem Matemática Responsáveis
Jaqueline Stéfane, Ana Angélica Torres e Profª Luryane Ferreira de Souza (UFOB)

Resumo: Esse minicurso apresentará o Soroban, também conhecido como ábaco japonês, como uma ferramenta eficaz para o ensino e aprendizado de conceitos matemáticos. Vamos explorar sua estrutura, funcionamento e a vasta gama de conteúdos matemáticos que podem ser abordados utilizando essa ferramenta. Além de apresentar uma maneira inclusiva de trabalhar conteúdos de aritmética com estudantes com deficiência visual. O público alvo são professores de matemática, educadores, estudantes de pedagogia e matemática, e qualquer pessoa interessada em métodos alternativos de ensino e aprendizagem da matemática.

 

2- Uma Nova Metodologia Para Ensinar Produtos Notáveis A Partir De Áreas De Retângulos Com Sinal. 
Prof. Edwin Oswaldo Salinas Reyes (UFOB)

Resumo:
 Os produtos notáveis são expressões algébricas com formas específicas que podem ser fatoradas de maneira especial. Os produtos notáveis podem trazer alguns desafios na metodologia utilizada para ensinar aos estudantes estas igualdades algébricas. As principais problemáticas que envolvem são as fórmulas específicas que os estudantes muitas vezes precisam memorizar. Eles podem ver as fórmulas como algo abstrato e ter dificuldade em relacioná-las a problemas práticos. Além disso, as diferentes fórmulas de produtos notáveis, especialmente aquelas que têm formas semelhantes geram maior confusão na hora de encontrar a fatorização específica, pois na maioria dos casos, a falta de compreensão do processo de fatoração, os estudantes usam as fórmulas como uma expressão mágica sem realmente entender o processo por trás da fatoração. Para superar esses desafios, os docentes podem utilizar algumas ferramentas da matemática para ensinar e compreender os conceitos por trás dos produtos notáveis, em vez de apenas a memorização das fórmulas. Nesse sentido, apresentaremos uma nova metodologia associada às áreas de retângulos com “sinal” o qual apresenta uma nova alternativa para explicar o conceito de fatoração. A fórmula para calcular a área 𝐴 de um retângulo é dada por base x altura. Implicitamente, a área de um retângulo é definida de forma que seja um valor maior que zero, pois é dado como o produto de dois números positivos. No entanto, podemos definir a área com sinal de um retângulo, atribuindo um sinal (+ 𝑜𝑢 −) na área do retângulo em relação ao sinal de sua base e sua altura.

 

3- Tecnologia e Inovação na Matemática através da Propriedade Intelectual.
Profª Gabriela Silva Cerqueira (UFOB), Profª Silvina Alejandra Alderete (UFOB)

Resumo: Este curso irá abranger os aspectos fundamentais de propriedade intelectual na área da Matemática, dentre elas, direito autoral, patentes e registro de software. A propriedade intelectual (PI), é um conjunto de direitos que protege legalmente e reconhece a autoria de produção do intelecto. Além disso, mostrar a Patente como fonte de informação tecnológica e estudos de caso na área da Matemática.

 

SEXTA-FEIRA, 8/11

 

Mesa-redonda 1: Jogos de azar: um discurso entre mitos e realidades, probabilidades e manipulações.

 

Resumo: Num mundo em que a Inteligência Artificial - IA está em todo lugar e a todo momento nos fornecendo um volume gigantesco de informações, é bastante frequente nos depararmos com publicidades e propagandas de pseudo profissionais (“consultores” ou coachs) nas mídias digitais oferecendo cursos para aumentar as chances de ganhar em jogos de azar, sejam eles: mega sena, máquinas caça níqueis, as chamadas bets esportivas, etc. Tendo esse contexto como foco, essa mesa apresentará discussões teóricas e práticas em diferentes aspectos. Primeiramente quanto ao cenário financeiro, uma vez que é preciso educação financeira, de tal forma que fiquemos atentos e críticos diante desses cenários para tomadas de decisão. Quanto aos vícios, manipulações e lógica das máquinas: as caça-níqueis, por exemplo, são dispositivos que funcionam como computadores programados para gerar combinações. Em geral, as máquinas são controladas por geradores de números aleatórios, e prometem ser seguras e confiáveis. Embora os resultados pareçam ser baseados na sorte, será que os algoritmos computacionais por trás destas máquinas podem ser manipulados? Essa pergunta será respondida de forma prática através de algoritmos computacionais desenvolvidos. E por fim, quanto aos mitos e probabilidades de ganho, relacionando os principais mitos que envolvem tais propagandas por meio da noção intuitiva de probabilidade para demonstrar os erros conceituais envolvidos e os riscos que os indivíduos correm ao acreditar em receitas para ganhar prêmios. Afinal, há técnicas para aumentar as chances de se ganhar o prêmio de um jogo? Esta pergunta será respondida primeiramente de forma lúdica, depois de forma intuitiva e, finalmente, de forma matemática com análise combinatória com linguagem adaptada ao público alvo.
Formação da mesa: Prof. Jailson França dos Santos (UFOB), Prof. Marcelo de Paula (UFOB), Prof. Marco Aurélio Kistemann Júnior (UFJF)

 

Mesa-redonda 2: Competição e desenvolvimento de habilidades para as Olimpíadas de Matemática: uma reflexão para o Oeste Baiano.

 

Resumo: Essa atividade tem o objetivo de apresentar as contribuições das Olimpíadas de Matemática na região Oeste da Bahia, discutir as fragilidades e potencialidades do projeto na região e também discutir estratégias motivadoras de participação.
Formação da mesa: Profª Ivone Cristina Barros Pedroza (UNEB), a definir...