Documentação para matrícula

 

Observações iniciais:  

  • É necessário digitalizar toda a documentação elencada abaixo para envio de forma online, a qual também deverá ser apresentada de maneira presencial, em sua integralidade (frente, verso, ser cortes de qualquer parte) e sem rasura, conforme o cronograma, cujos arquivos digitais devem atender as seguintes especificações: arquivos no formato PDF, cujas imagens devem ter resolução mínima de 300dpi; a soma dos tamanhos dos arquivos, preferencialmente, inferior a 25MB; Não disponibilizar arquivo em nuvem; ser apresentado em sua integralidade (frente, verso e sem cortes), constando de forma totalmente legível todas as informações nele contidas; não conter rasuras; não estar bloqueado por senha ou corrompido.
  • Os arquivos digitais da documentação elencada abaixo serão enviados para o e-mail , cujo assunto deve ser  identificado como “PEC-G: SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA", no período de solicitação de matrícula estabelecido no cronograma.
  • As vias originais de todos os documentos elencados abaixo deverão ser apresentados, presencialmente, na secretaria do colegiado do curso de ingresso, na primeira semana de aulas do Semestre Letivo de Ingresso (veja na página das agendas acadêmicas ou acessse aqui a agenda do ano letivo 2025).
  • As informações desta página não substituem, em hipótese alguma, as exigências/regras contidas na CONVOCATÓRIA PARA MATRICULA - CONVÊNIO PEC-G do semestre letivo de ingresso correspondente.

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Documentação exigida para matrícula na UFOB:

01) Ficha Cadastral, conforme o modelo disponível no site https://ufob.edu.br/conveniopecg/ficha-de-inscricao-pec-g_ufob.docx, totalmente preenchida de forma legível, e assinada de forma manual ou digital (desde que esteja em conformidade com o padrão ICP-Brasil – DOC-ICP-15 e com a MP 2.200- 2/2001 e seja possível a sua validação através do site https://verificador.iti.gov.br).

02) 01 (uma) foto 3x4 recente (preferencialmente já colada na ficha de inscrição).

03) Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

04) Passaporte com visto de estudante (VITEM-IV).

05) Carteira de Registro Nacional Migratório - CRNM.

Observação: Caso não seja possível o envio da CRNM no período de solicitação de matrícula online, deverá ser enviada, provisoriamente, a DECLARAÇÃO DE COMPROMETIMENTO PARA ENTREGA DA CRNM (acesse o modelo aqui).

06) Certificado do Celpe-Bras ou certificado de nível Intermediário em curso de português do Instituto Guimarães Rosa (IGR).

Observação: esse documento não é exigido ao estudante que tenha cursado, ao longo de todo o ensino médio (ou equivalente), disciplina de língua portuguesa como idioma oficial.

07) Original de atestado de saúde física e mental, com data de emissão inferior a três meses do período de solicitação de matrícula previsto na CONVOCATÓRIA PARA MATRICULA - CONVÊNIO PEC-G do semestre letivo de ingresso correspondente, pela qual o(a) candidato(a) tenha sido convocado(a).

08) Original de Carta de Apresentação para graduação (PEC-G) emitida pela embaixada ou consulado do Brasil (acesse o modelo aqui).

09) Original da Certidão de Nascimento ou de Casamento, devidamente apostilada (em caso de país signatário da Convenção da Convenção da Apostila de Haia) ou legalizados (em caso de país não signatário da Convenção da Apostila). 

Observação: Caso não esteja em língua portuguesa ou espanhola, o documento deverá ser traduzidos por tradutor juramentado no Brasil.

10) Original do histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, devidamente apostilados (em caso de país signatário da Convenção da Convenção da Apostila de Haia) ou legalizados (em caso de país não signatário da Convenção da Apostila). 

Observação: Caso não estejam em língua portuguesa ou espanhola, os documentos deverão ser traduzidos por tradutor juramentado no Brasil.

11) Original do Termo de Compromisso para Matrícula (acesse o modelo aqui), com data de emissão inferior a três meses da data da matrícula

Observação: Uma via original deverá ser entregue pelo (a) estudante após a sua assinatura perante o (a) servidor (a) da UFOB que o(a) atenderá na secretaria do colegiado do curso, no momento da apresentação dos demais documentos originais, na primeira semana de aulas do semestre letivo de ingresso.

12) Original do Termo de Responsabilidade Financeira (TRF), no idioma português, com data de emissão inferior a três meses do período de solicitação de matrícula (ou, quando for o caso de estudante que fez PEC-PLE, datado da época em que veio ao Brasil), devidamente apostilado (em caso de país signatário da Convenção da Convenção da Apostila de Haia) ou legalizadas (em caso de país não signatário da Convenção da Apostila).

Observações:

----- Acesse aqui o modelo do TRF Pessoa Física (familiar, amigo, tutor etc.).

----- Acesse aqui o modelo do TRF Pessoa Jurídica (órgão governamental, organização internacional, empresa etc.).

----- A soma dos valores mensais prometidos pelo(s) responsável(is) financeiro(s) deve ser equivalente a, no mínimo, US$ 300,00 (trezentos dólares norte-americanos), conforme exigência da alínea c do item 5.3 do Edital do PEC-G e PEC-PLE 2025.

----- O (A) estudante pode ter um ou mais responsáveis financeiros (nesse caso, cada responsável deve preencher um TRF).

----- Uma via original do TRF deverá ser entregue na secretaria do colegiado do curso de ingresso, na primeira semana de aulas do semestre letivo de ingresso.

13)  Original ou cópia de comprovante(s) de renda líquida mensal atualizado(s) do(s) responsável(is) financeiro(s) do(a) estundante, emissor(res) do(s) TRF(s), exceto no caso de estudante financiado(a) por pessoa jurídica de direito público (órgão do governo, ONG, associação internacional).

Observação: O(s) responsável(éis) financeiro(s), deve (m) comprovar renda mensal mínima 3 (três) vezes superior ao valor mensal prometido, , conforme exigência da alínea d do item 5.3 do Edital do PEC-G e PEC-PLE 2025.

 

14) Comprovante de residência no Brasil, podendo ser um dos seguintes documentos: Conta de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel) em nome do(a) candidato(a); contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel; Declaração do proprietário do imóvel que confirme a residência do estudante, com firma reconhecida em cartório (sendo dispensado o reconhecimento de firma em cartório, caso seja apresentado o documento de identidade do proprietário de maneira a comprovar a sua assinatura nessa declaração), acompanhada de comprovante de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

Observação: Caso não seja possível apresentar o comprovante de residência no período de solicitação de matrícula estabelecido na Convocatória, deverá ser apresentada, provisoriamente, a DECLARAÇÃO DE COMPROMETIMENTO EM ENTREGA DE COMPROVANTE DE ENDEREÇO EM TERRITÓRIO NACIONAL BRASILEIRO (acesse o modelo aqui)

 

 Contatos: 

Coordenadoria de Processos Seletivos (PROGRAD): E-mail: / WhatsApp (apenas chamada de voz): 77 3614-3541

Diretoria de Relações Internacionais (PROPGP): E-mail: 

Núcleo de Programas e Mobilidade Internacional (PROPGP): E-mail: