Documentação para matrícula

 

Observações iniciais:  

  • É necessário providenciar, organizar e digitalizar toda a documentação elencada abaixo, onde cada documento deverá: estar em arquivo no formato PDF, com resolução mínima de 300dpi, com tamanho igual ou inferior a 10MB; ser apresentado em sua integralidade (frente, verso e sem cortes), constando de forma totalmente legível todas as informações nele contidas;não conter rasuras; não estar bloqueado por senha ou corrompido. Esses arquivos digitais serão enviados para o e-mail , cujo assunto deve ser  identificado como “PEC-G: SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA", no período de solicitação de matrícula estabelecido no cronograma.
  • Na primeira semana de aulas do Semestre Letivo de Ingresso (veja na agenda acadêmica), as vias originais de todos os documentos elencados abaixo deverão ser apresentados, presencialmente, na secretaria do colegiado do curso de ingresso.
  • As informações desta página não substituem, em hipótese alguma, as exigências/regras contidas na CONVOCATÓRIA PARA MATRICULA - CONVÊNIO PEC-G do semestre letivo de ingresso correspondente

.

 

Documentação exigida para matrícula

A .- Ficha Cadastral, conforme o modelo disponível no site https://ufob.edu.br/conveniopecg/ficha-de-inscricao-pec-g_ufob.docx, totalmente preenchida de forma legível, e assinada de forma manual ou digital (desde que esteja em conformidade com o padrão ICP-Brasil – DOC-ICP-15 e com a MP 2.200- 2/2001 e seja possível a sua validação através do site https://verificador.iti.gov.br);

B. - 01 (uma) foto 3x4 recente (preferencialmente já colada na ficha de inscrição);

C. - Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

D. - Passaporte com visto de estudante (VITEM-IV);

E. - Carteira de Registro Nacional Migratório - CRNM;

F. - Certificado de aprovação no Celpe-Bras;

G. - Atestado de saúde física e mental, com data de emissão inferior a três meses do período de solicitação de matrícula previsto no item 2.1 da CONVOCATÓRIA PARA MATRICULA - CONVÊNIO PEC-G do semestre letivo de ingresso correspondente;

H. - Carta de apresentação emitida pela Missão Diplomática brasileira (modelo disponibilizado em https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/cultura-e-educacao/temas-educacionais/programas-de-estudo-para-estrangeiros/pec-g/carta_apresentacao_PECG2024graduao.doc). Observação: Os selecionados que prestaram o Celpe-Bras no Brasil apresentarão esta Carta datada da época em que vieram ao Brasil.

I. - Certidão de Nascimento ou de Casamento, devidamente apostilados (em caso de país signatário da Convenção da Convenção da Apostila de Haia) ou legalizados (em caso de país não signatário da Convenção da Apostila). Caso não estejam em língua portuguesa ou espanhola, os documentos deverão ser traduzidos por tradutor juramentado no Brasil;

J. - Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, devidamente apostilados (em caso de país signatário da Convenção da Convenção da Apostila de Haia) ou legalizados (em caso de país não signatário da Convenção da Apostila). Caso não estejam em língua portuguesa ou espanhola, esses os documentos deverão ser traduzidos por tradutor juramentado no Brasil;

K. - Termo de Compromisso para Matrícula (modelo disponibilizado em https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/cultura-e-educacao/temas-educacionais/programas-de-estudo-para-estrangeiros/pec-g/TCM_2024.docx).

----- Observação: duas vias deste documento devem ser assinadas e entregues, perante o (a) servidor (a) que lhe atenderá ao estudante na secretaria do colegiado do curso, no momento da apresentação dos demais documentos originais, conforme o item 2.2.2 da CONVOCATÓRIA PARA MATRICULA - CONVÊNIO PEC-G, na primeira semana de aulas do semestre letivo de ingresso.

L. - Termo(s) de Responsabilidade Financeira – TRF, com data de emissão inferior a três meses do período de solicitação de matrícula (exceto no caso de pessoa que prestou o Celpe-Bras no Brasil, a qual deverá apresentar TRF (s) datado(s) da época em que vieram ao Brasil) devidamente apostiladas (em caso de país signatário da Convenção da Convenção da Apostila de Haia) ou legalizadas (em caso de país não signatário da Convenção da Apostila).

----- Acesse modelos:

----- ----- TRF Pessoa Física (familiar, amigo, tutor etc.) no site https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/cultura-e-educacao/temas-educacionais/programas-de-estudo-para-estrangeiros/pec-g/copy_of_TRF_2024_PF_Mat.docx

----- ----- TRF Pessoa Jurídica (órgão governamental, organização internacional, empresa etc.) no site https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/cultura-e-educacao/temas-educacionais/programas-de-estudo-para-estrangeiros/pec-g/copy_of_TRF_2024_PJ_Mat.docx

----- Valor mínimo a ser enviado ao candidato: USD 400 (em caso de mais de um responsável financeiro, a soma dos valores prometidos deve ser no mínimo USD 400).

----- O (A) estudante pode ter um ou mais responsáveis financeiros (nesse caso, cada responsável deve preencher um TRF).

----- Observação: duas vias originais do (s) TRF (s) deverá ser entregue na secretaria do colegiado do curso de ingresso, conforme o item 2.2.3 da CONVOCATÓRIA PARA MATRICULA - CONVÊNIO PEC-G, na primeira semana de aulas do semestre letivo de ingresso.

M. -  Comprovante (s) de renda mensal atualizado (s) do(s) responsável(is) financeiro(s), emissor (res) do (s) TRF (s), exceto no caso de estudante financiado(a) por pessoa jurídica.

----- O (s) responsável (éis), Pessoa (s) Física (s), deve (m) comprovar renda mensal mínima 3 (três) vezes superior ao valor mensal prometido (por exemplo: responsável que promete enviar USD 400 deve comprovar renda mensal mínima de USD 1200).

N. - Comprovante de residência no Brasil, podendo ser um dos seguintes documentos: Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel); contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel; Declaração do proprietário do imóvel que confirme a residência, com firma reconhecida em cartório, acompanhada de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

 

 

 Contatos: 

Coordenadoria de Processos Seletivos (PROGRAD): E-mail: / WhatsApp (apenas chamada de voz): 77 3614-3541

Diretoria de Relações Internacionais (PROPGP): E-mail: 

Núcleo de Programas e Mobilidade Internacional (PROPGP): E-mail: