Competências

 

Reitoria: é o órgão executivo superior, ao qual compete dirigir, administrar, planejar, coordenar, estabelecer parcerias e fiscalizar as atividades da universidade.

Pró-Reitorias: são órgãos auxiliares da direção superior incumbidos de funções de assessoramento, supervisão, coordenação e fomento de atividades estratégicas específicas, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da Universidade.

Secretarias: são órgãos executivos com atuação setorial e específica, dirigidos a fomentar, coordenar, articular e apoiar atividades fins da universidade.

Diretorias: são órgãos executivos com atuação setorial e específica, responsáveis dirigidas pela coordenação de atividades ou sistemas afins.

Superintendências: são unidades de gerenciamento intermediário, dirigidas à articulação e coordenação de atividades ou sistemas afins, com vistas a fomentar e prestar apoio técnico-operacional às atividades finalísticas da universidade.

Coordenadorias: coordena e orienta as atividades finalísticas, proporcionando-lhes apoio técnico operacional, tem função executiva e atuação setorial ou específica, subordina-se a uma pró-reitora, diretoria, secretaria ou ainda a uma superintendência.

Assessorias: unidade consultiva e de assessoramento, não desempenha função executiva, assessora o superior imediato (reitor, vice-reitor e pró-reitor) nos assuntos de sua competência.

Núcleos: constituem unidades operacionais e executivas, especializadas em determinados campos do conhecimento, que desempenham atividades dirigidas administrativas, ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Procuradoria Jurídica: órgão responsável pela representação jurídica da Universidade e tem por finalidade prestar assessoramento jurídico aos órgãos da administração superior.

Auditoria Interna: órgão responsável pelo assessoramento ao Reitor e demais gestores da UFOB no cumprimento de metas, na comprovação da legalidade e na avaliação de resultados, quanto à economicidade, eficácia e eficiência da gestão.

Ouvidoria: órgão responsável por buscar soluções para as demandas da sociedade à UFOB, oferecendo informações e recebendo sugestões que visem a contribuir para a melhoria de suas atividades.