Sistema Embarcado para Aquisição de Dados de Uma Aeronave de Pequeno Porte

Resumo:

Sistemas embarcados são sistemas computacionais, que são projetados para realizar determinadas funções em tempo real, como por exemplo, a de monitorar os processos e transmitir aos operadores informações em tempo real do funcionamento dos equipamentos ou variáveis envolvidas no processo. Por serem embarcados, podem ser utilizados em diversas aplicações, como eletrodomésticos, notebooks, entre tantas coisas. Com o avanço da indústria aeronáutica, se faz necessário o desenvolvimento de pesquisas para auxiliar as técnicas de projeto direcionadas a aeronaves. A ideia desta pesquisa é projetar um sistema embarcado para aeronaves de pequeno porte em que os requisitos do sistema serão baseados no regulamento da competição SAE Brasil AeroDesign.

Professora Responsável: ME. NATALIA LIMA DE OLIVEIRA SANTOS

Estudantes Protagonistas: GEOVANI DA SILVA REIS, JOÃO PEDRO SOARES RACCOLTO, LARISSA DA SILVA SANTOS e MATHEUS PEREIRA ALVES

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura

Público Alvo Externo: Desenvolvedores de aeronaves de pequeno porte.

Público Alvo Interno: Estudantes de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Período de Realização: Fevereiro de 2024 a Dezembro de 2024

E-mail e telefone do docente: natalia.santos@ufob.edu.br (77)99106-0176