Paisagens Culturais, Comunicação e Cidades, percepções, registros e codificações no contexto de Bom Jesus da Lapa-BA

Resumo:

A proposta do projeto é analisar, a partir de uma abordagem teórico-metodológica interdisciplinar, a constituição da paisagem cultural de uma cidade de turismo religioso, como é Bom Jesus da Lapa, considerando a perspectiva teórica da Cidade como Mídia e das Mediações como processos instituintes das paisagens urbanas, que projetam a localidade no mercado do turismo local. Tomando como ponto de partida a perspectiva metodológica da Comunicação como Cultural (Lima, 2001), o objetivo é inventariar, em uma primeira etapa, os registros, códigos e percepções características da produção da paisagem cultural em uma ‘cidade peregrina’. Em um segundo momento, procuramos entender o processo de produção de sentidos produzidos sobre a cidade e suas paisagens culturais, diante da demanda de projeção no circuito turístico na região. O projeto é uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal do Oeste da Bahia/Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa e Grupo de Pesquisa Comunicação e Cidade/Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - Universidade Federal de Mato Grosso.

Professor responsável: PROF. DR. ANTONIO CARLOS SARDINHA

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 11-Cidades e Comunidades sustentáveis

Público Alvo Externo - Agentes e técnicos em políticas públicas de turismo, culturais e de preservação do patrimônio histórico-cultural, estudantes de graduação e pós-graduação

Público Alvo Interno - Estudantes de pós-graduação