Workshop: Automatizando Processos Industriais com Comando de Voz para Inclusão e Autonomia no Laboratório da UFOB/CMBJL

Resumo:

A presente proposta tem como objetivo principal a realização de um workshop especializado, voltado para a implementação de um sistema de automação baseado em comandos de voz na planta de controle de processos industriais, localizada no Laboratório de Automação e Controle da UFOB/CMBJL. Este projeto não apenas visa a substituição do controlador lógico programável (CLP) defeituoso e aprimoramento do sistema existente, mas também almeja simplificar e otimizar operações realizadas na bancada e em outros equipamentos do laboratório. Para além disso, aumentar a eficiência, redução do tempo dedicado a tarefas manuais, nossa iniciativa busca fomentar a igualdade de oportunidades para todos os usuários do laboratório. Com essa finalidade, além da produção de um manual técnico abrangente para a nova planta automatizada, planejamos realizar workshops interativos com a comunidade externa. Tais eventos práticos têm como propósito explicar os conceitos fundamentais de automação e demonstrar suas aplicações práticas, inclusive no contexto residencial. Os workshops representam uma oportunidade para compartilhar conhecimentos com a comunidade, destacando não apenas a relevância do sistema desenvolvido, mas também os conceitos de automação que têm impacto para além da universidade, alcançando aplicações diversas. Adicionalmente, o manual técnico estará disponível na biblioteca do campus, garantindo o acesso facilitado às informações por parte de alunos, professores e demais membros da comunidade, e incentivando sua utilização para fins acadêmicos e profissionais.

Coordenador:  ERICK BALEEIRO DA SILVA

Estudantes Protagonistas até 19/07/2024: MARCIO ANTONIO DE AZEVEDO, LUCAS FIALHO XAVIER, RAFAEL DIAS HEYDT, BRUNO SW SANTANA CEDRO, GUSTAVO DE OLIVEIRA CARVALHO, RODRIGO DE ALMEIDA FERREIRA, VINICIUS GAMA NASCIMENTO, ANDRESSA PEREIRA OLIVEIRA.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 4 - Educação de Qualidade e 9- Indústria, Inovação
e Infraestrutura

Público Alvo Externo: 10 pessoas