Irrigação e Automação na Agricultura Familiar
Resumo:
O pequeno produtor rural tende a não utilizar insumos mecânicos no processo de irrigação devido ao alto custo que os sistemas convencionais de irrigação possuem e em outros casos a falta de conhecimento e orientação técnica faz com que o agricultor tenha receio do uso do sistema. Dessa forma, todo o controle e monitoramento são feitos de forma manual, sem o auxílio de máquinas e essa prática pode acarretar inúmeros problemas provenientes da má irrigação, como desperdício de água, energia e déficit na produção. Nesse projeto Propomos, como forma de combate à desigualdade social, a disseminação de tecnologia para assistir o agricultor familiar com automação dos meios de produção, como meios de irrigação de baixo custo e uso eficiente da água e também instrumento ou equipamentos para automatizar as várias etapas do processo de irrigação com equipamentos e materiais de baixo custo. O projeto tem o potencial de favorecer a permanência de parte da população que migra em busca de melhores oportunidades. A introdução de elementos eficientes e automáticos enseja a redução do trabalho manual e do esforço físico necessário para manutenção de hortas e plantação. O projeto visa também a manutenção em sistema já implantados em escolas, comunidade, associações, em pequenas propriedades de agricultura familiar e etc.
Técnico Responsável: OSMÁRIO PEREIRA DOS SANTOS SILVA
Estudantes Protagonistas: SAMUEL GUEDES CANÁRIO, GABRIEL SANTOS DE LACERDA, FLÁVIA GUEDES LARANJEIRA BARBOSA, GEOVANA SILVA DE SOUZA.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 1- Erradicação da Pobreza, 2- Fome Zero e Agricultura Sustentável, 12- Consumo e Produção Responsáveis e 17- Parcerias e meio de implementação.
Público Alvo Externo: Pequenos produtores rurais, agricultores familiar, escolas, instituições e até cultivadores domésticos
Público Alvo Interno: Docentes, discentes e técnicos
Período de Realização: 15/02/2024 a 15/12/2024
Mais Detalhes: osmario.silva@ufob.edu.br e (77) 99123-6873
Situação: Em execução