Irrigação e Automação: Escola da Lapinha Recebe Sistema para Horta Escolar

publicado: 30/09/2024 14h45, última modificação: 30/09/2024 16h26
WhatsApp Image 2024-09-30 at 10.02.45.jpeg

Na última sexta-feira, dia 27 de setembro, a equipe do projeto de Extensão “Irrigação e automação na Agricultura familiar”, esteve na Escola Municipal Professora Maria Alice de Andrade Neves, na Lapinha, acompanhada pelo diretor, Prof Vinicius de Souza, para conclusão da instalação de um sistema de irrigação para a horta-escolar.

A equipe realizou a instalação de torneiras em vários pontos da horta, o que facilitará o trabalho dos funcionários e permitirá um maior uso didático do espaço.

Para o diretor da escola da Lapinha, a parceria com o Projeto foi importante pois “a ação vai facilitar o momento da regar as hortaliças, podendo aumentar a produção. Essas hortaliças são plantadas, colhidas e consumidas por nossos próprios alunos, além de estimular nos alunos e funcionários no cuidado com o viveiro”.

Segundo o idealizador e coordenador do Projeto Osmario Pereira, técnico em Mecânica da Ufob, esse projeto tem a característica de contribuir com a parceria da Universidade com a educação Básica, ampliando o impacto social da UFOB, além de permitir que os nossos estudantes de engenharia aprendam com ludicidade.

O orientador do Projeto, prof Tony Almeida acredita que esse Projeto além de contribuir com a cultura de hortas em escolas também permite aos estudantes dos cursos de engenharia elétrica e mecânica uma experiência prática sobre os potenciais impactos sociais que a profissão da engenharia trás em sua essência.

Para o estudante Gustavo, do 3º semestre do curso de Engenharia Mecânica, a participação no projeto agrega muito à sua formação profissional, pois contribui na aplicação do que aprende na sala de aula e como pode ajudar a comunidade como engenheiro, ajudar uma escola e as pessoas.

O projeto ocorrerá até Dezembro desse ano e está aberto para fornecer suporte e apoio às escolas e agricultores familiares, que podem entrar em contato pelo telefone: 71 98852 8816.