Processos Acadêmicos Estudantis

 

O que são?

Os processos acadêmicos são caminhos para a realização de procedimentos nas instâncias administrativas. Sendo assim, devem ser realizados a Abertura desses Processos Acadêmicos  mediante a solicitações específicas dos estudantes.

 

Dentre as solicitações mais comuns estão:

Aproveitamento de estudos - Dispensa de disciplinas que pode ser concedida ao estudante já cursou previamente o conteúdo, parcial ou total, da disciplina em outra instituição de ensino superior.

Quebra de pré-requisito - Solicitação de inscrição em componente curricular sem aprovação prévia em um pré-requisito quando satisfeitas algumas condições.

Desistência definitiva de curso - Solicitação desistência definitiva da matrícula.

Trancamento total ou parcial - Trancamento total das atividades acadêmicas ou parcial de componentes curriculares.

Exercício domiciliar - O regime de exercícios domiciliares aplicando-se à estudante gestante, adotante, com afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições limitantes, ao estudante com necessidades educacionais especiais preste assistência a descendentes, cônjuges ou companheiros, que requeiram tratamento especializado ou que se encontrem em estado de extrema vulnerabilidade.

Avaliação de conhecimento prévio - Solicitação de dispensa de componente curricular mediante realização de Avaliação de Conhecimento Prévio.

 

Cada Processo Acadêmico apresenta uma demanda específica, sendo assim seguir o Manual de Procedimentos – Abertura de Processos acadêmicos (link: https://sa.ufob.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/9-sae?download=770:manual-de-procedimentos-abertura-de-processos-academicos)

 

Orientações para Abertura de Processos Acadêmicos:

Para a abertura de processo acadêmico é necessário que toda a documentação comprobatória necessária para a abertura do processo (requerimentos, históricos escolares, ementas, certificados e declarações, dentre outros) seja entregue no formato PDF, enviados por meio de formulário para a Secretaria dos Colegiados dos Curso de Agronomia e Medicina Veterinária, seguindo as seguintes orientações:

 

1 - Preferencialmente, recomenda-se que cada documento seja digitalizado separadamente (ou seja, cada arquivo PDF deve conter um documento apenas);

2 - O Requerimento de Abertura de Processo Acadêmico, disponível no site da SA (https://sa.ufob.edu.br/index.php/formularios-e-orientacoes), deve ser preenchido e assinado (de forma eletrônica). O mesmo também pode ser impresso, preenchido, assinado e digitalizado para upload.

3 - O Formulário em PDF (preenchido digitalmente ou a mão), Documento Oficial de Identificação e Documentos Complementares poderão ser encaminhados por meio da Plataforma Google Formulário pelo link:

 

AGRONOMIA: >>Clique aqui<<

MEDICINA VETERINÁRIA:  >>Clique aqui<<

 

 

4 – Os resultados dos processos serão publicados pelo link (https://sa.ufob.edu.br/index.php/processos-estudantis) ou podem ser acompanhados mediante o e-mail da Secretaria dos Colegiados (sec.colegiados.cmb@ufob.edu.br).