Serviços Farmacêuticos e Acompanhamento Clínico

Descrição do Serviço: Provimento ao paciente de um software gratuito que proporciona um alarme de uso correto dos medicamentos prescritos e que poderá, em alguns pacientes, promover um elemento motivador para a continuidade e regularidade do tratamento, vinculado a um serviço de acompanhamento e aconselhamento clínico e orientação farmacêutica para melhoria da adesão aos medicamentos prescritos e cumprimento das metas estabelecidas para o tratamento proposto pelos prescritores.

Público-alvo: Pacientes hipertensos usuários da CAF - Farmácia Cidadã.

Fluxo de atendimento: Paciente procura a farmácia para retirar o seu medicamento e é convidado a participar do programa. Em caso de aceite, é entrevistado pelo farmacêutico em companhia de estudantes, com aferição de pressão arterial, altura, peso e parâmetros sociodemográficos. Um aplicativo é instalado e configurado em seu smartphone (caso possua) e a sua prescrição é configurada no aplicativo para que este atue como uma agenda de medicamentos. O paciente é orientado a retornar a cada 60 dias para seguimento.

Requisitos para solicitação do serviço: Prescrição médica com pelo menos 1 fármaco anti-hipertensivo.

Meios, locais de acesso e horários de atendimento: Presencial, Farmácia Cidadã (Praça Cel. Antônio Balbino, 41, Centro) ou domicílio do paciente - Atendimento em horário comercial.

Prazo: Imediato - Livre demanda.

Compromisso de qualidade: Por ser parte de um projeto de pesquisa com vínculo extensionista, todas as atividades estão amparadas por um projeto aprovado via Plataforma Brasil, com rigoroso controle documental e de qualidade, assegurado o sigilo dos atendimentos e toda a autonomia do paciente para permanecer sob acompanhamento enquanto desejar.