Cursinho Pré-Enem da UFOB

Descrição do Serviço: O cursinho faz parte de um Projeto de Extensão de Fluxo Contínuo do CMLEM (Número de Registro: 23520.013024/2018-92) do proponente e coordenador Prof. Dr. Alexsandro Mendes Zimer oferece atividades preparatórias ao ENEM e, envolve o CMLEM da UFOB e a Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF). OBS: Em 2020 a aulas do cursinho Pré-ENEM não foram oferecidas devido às incertezas com a data do ENEM e principalmente devido a pandemia de Covid-19.

Público-alvo: Estudantes de Ensino Médio de Escolas Públicas de Luís Eduardo Magalhães e região com interesse em preparação para o ENEM, mas sem recursos ou tempo para dispor durante a semana para se dedicar aos estudos.

Fluxo de atendimento: Cursinho com aulas todos os sábados de maio a novembro do ano corrente, nos horários de 8:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00 totalizando quatro aulas de manhã e quatro aulas à tarde. O projeto oferece as grandes áreas de: Química, Física, Matemática, Biologia, Língua Portuguesa com Literatura, Gramática e Interpretação de Textos e Língua Estrangeira com Inglês.

Requisitos para solicitação do serviço: Ser estudantes do ensino médio de escolas públicas de Luís Eduardo Magalhães e região e estar preferencialmente cursando, ou já ter cursado (até dois anos), o terceiro ano do ensino médio; Preencher Ficha de Inscrição no período definido de cada ano; Participar da Prova de Seleção em data e horário marcados; Confirmar inscrição trazendo a documentação necessária e comprobatória (identidade, comprovantes de renda familiar, carteirinha do bolsa família e demais comprovações de programas de transferência de renda que possuir); Participar das atividades todos os sábados de maio a novembro com frequência acima de 70%).

Meios, locais de acesso e horários de atendimento: Dia e horário das aulas: Aulas ofertadas no CMLEM da UFOB aos sábados entre os meses de maio e novembro do ano corrente, nos horários de 8:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00 (horários podem sofrer alterações);

Endereço do Cursinho Pré-ENEM: Rua Itabuna, 1278, quadra 97, Bairro Santa Cruz no anfiteatro do CMLEM;

Inscrição: O formulário de inscrição fica disponível no endereço físico acima entre a segunda 144 quinzena de março e primeira quinzena de abril do ano corrente;

Prova de Seleção: Segunda Quinzena de abril do ano corrente;

Informações: Coordenação de Ensino do CMLEM.

Prazo: Após a inscrição realizada entre a segunda quinzena de março e primeira quinzena de abril do ano corrente o aluno recebe imediatamente um canhoto com dia e horário da prova de seleção. Em até uma semana após a realização da prova de seleção, o resultado é apresentado no mural do CMLEM da UFOB e página da web do CMLEM. Os primeiros 50 colocados são orientados a confirmar inscrição trazendo a documentação necessária e comprobatória (identidade, comprovantes de renda familiar, carteirinha do bolsa família e demais comprovações de programas de transferência de renda que possuir). Após a confirmação da inscrição, as aulas são ofertadas todos os sábados das 8:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00 (horários podem sofrer alterações) entre os meses de maio e novembro do ano corrente.

Compromisso de qualidade: O cursinho Pré-ENEM é ofertado por uma Instituição Federal pública, com educação superior de qualidade, a UFOB, por meio de um Projeto de Extensão de Fluxo Contínuo do CMLEM (Número de Registro: 23520.013024/2018-92). Além disso, as aulas oferecidas aos alunos de ensino médio em situação de vulnerabilidade socioeconômica são ministradas por alunos do próprio CMLEM da UFOB e da FAAHF. Para tanto, o monitor precisa estar devidamente matriculado no 5º período, ou superior, dos cursos de Engenharia de Produção ou Engenharia de Biotecnologia do CMLEM, para oferta das aulas de Química, Física, Matemática e Biologia. Já os monitores das aulas de Literatura, Gramática, Interpretação de Textos e Língua Estrangeira precisam estar devidamente matriculados no 5º período, ou superior em período de estágios, do curso de Letras da FAAHF de Luís Eduardo Magalhães. Aos monitores, após o final da atividade, são oferecidos certificados de ACCs e de estágio no Cursinho Pré-ENEM do CMLEM da UFOB. Também são ofertados aos alunos do cursinho, quando solicitado, comprovantes de inscrição regular para comparações diversas. Pois, alguns alunos residentes em cidades circunvizinhas de Luís Eduardo Magalhães pedem descontos em passagens intermunicipais em seus municípios de origem.