Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID

Descrição do Serviço: A iniciação à docência pelo PIBID visa proporcionar aos estudantes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação teórico-prática com o cotidiano das escolas públicas de Educação Básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Participam do Programa, o Coordenador Institucional, o Coordenador de Área, Docente Orientador e estudante dos cursos de Graduação em Licenciatura.

Público-alvo: Estudantes dos cursos de licenciatura e docentes licenciados da UFOB e professores da Educação Básica.

Fluxo de atendimento: A PROGRAD publica os Editais para Coordenador Institucional, coordenador de área, Supervisor e estudante bolsista. Os selecionados participam do programa. A bolsa mensal do Programa PIBID é concedida pela CAPES.

Requisitos para solicitação do serviço: Publicações dos Editais, que ocorrem a cada 18 meses, a depender do Edital da CAPES; Documentos e requisitos necessários conforme Edital.

Meios, locais de acesso e horários de atendimento: Os Editais são publicados no endereço https://www.ufob.edu.br/, aba A UFOB, Editais, Programa de Valorização das Licenciaturas - PIBID.

Atendimento realizado por e-mail e presencialmente na Pró-Reitoria de Graduação.

Atendimento para tirar dúvidas: cpe.prograd@ufob.edu.br.

E-mail do programa: programa.pibid@ufob.edu.br

Atendimento presencial: Reitoria, sala nº 32.

Horário de atendimento: 8h às 12h e das 14h às 18h.

Prazo: Definidos em Editais específicos para seleção de bolsistas.64 65

Compromisso de qualidade: Ampliar os espaços de aprendizagem do licenciando, por meio de uma aproximação teórico-prática com o cotidiano das escolas públicas de Educação Básica e com o contexto em que elas estão inseridas.