Serviço Social

 

Descrição do serviço

O Serviço Social realiza atendimentos individuais e atividades coletivas, mediante a identificação das expressões da questão social, com o objetivo de viabilizar acesso aos direitos dos(as) estudantes que buscam o serviço por demanda espontânea e/ou encaminhamento de outros setores institucionais, estando, assim, comprometido com a efetivação do objetivo institucional de promover ações afirmativas que garantam a permanência e a diplomação na educação superior, prezando pela inclusão e equidade social, diversidade étnico-racial, cultural e gênero.

 

O que faz o Serviço Social na UFOB

  • Escuta qualificada dos(as) estudantes, prestando orientações sociais mediante as demandas apresentadas;
  • Dialoga sobre políticas públicas e sociais, dirimindo dúvidas sobre direitos sociais, serviços, programas e projetos sociais existentes na instituição e fora dela que possam ser acessados pelos(as) discentes;  
  • Utiliza, quando necessário, ferramentas metodológicas da profissão, tais como: estudo social, estudo socioeconômico, visitas domiciliares e institucionais, dentre outras, com a finalidade de ampliar o acesso e a permanência dos(as) discentes na universidade;
  • Realiza, semestralmente, o acompanhamento dos(as) estudantes assistidos pela PNAES nas situações de descumprimento de itens contidos no regulamento da Política de Assistência Estudantil da UFOB, com os demais profissionais das equipes multidisciplinares, numa perspectiva interdisciplinar;
  • Promove e participa de atividades coletivas a partir da articulação com os demais serviços da Assistência Estudantil e Ações Afirmativas da instituição, assim como em parceria com outros setores internos e/ou externos da UFOB.

 

Público-alvo

Estudante regularmente matriculado em curso de graduação da UFOB.

 

Meios, locais de acesso e horários de atendimento 

  • No Campus Reitor Edgard Santos, o atendimento pode ser agendado pelo e-mail servicosocial.sacres@ufob.edu.br ou presencialmente na sala da Assistência Estudantil, localizada no Centro de Convivência Profa. Ana Angélica dos Santos, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h.
  • No Centro Multidisciplinar de Barra, o atendimento pode ser agendado pelo e-mail servicosocial.barra@ufob.edu.br ou presencialmente na sala da Assistência Estudantil, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h.
  • No Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa, o atendimento pode ser agendado pelo e-mail servicosociallapa@ufob.edu.br ou presencialmente na sala da Assistência Estudantil, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h.
  • No Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães, o atendimento pode ser agendado pelo e-mail servicosocial.lem@ufob.edu.br ou presencialmente na sala da Assistência Estudantil, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h.
  • No Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória, o atendimento pode ser agendado pelo e-mail servicosocialsamavi@ufob.edu.br ou presencialmente na sala da Assistência Estudantil, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h.

 

Observação: No caso de agendamento via e-mail, o(a) estudante deve informar no ato da solicitação: nome completo + curso e semestre + indicação do(s) dia(s) e horário(s) mais oportuno(s) para o atendimento.

 

Fluxo de atendimento

Conforme disponibilidade da agenda do Serviço Social e considerando o(s) dia(s) e horário(s) sugerido(s) pelo(a) solicitante, o(a)profissional confirma o agendamento com o(a) discente, que comparece na Assistência Estudantil, se presencialmente, ou em sala virtual, conforme combinado, na data e horário acordados.

 

Compromisso de qualidade

O serviço é avaliado mediante instrumentos de avaliação, tendo em vista o aperfeiçoamento das ações.