Geral
CONSELHO DE USUÁRIOS
A UFOB, por meio de sua Ouvidoria, cumprindo o que determina o Decreto nº 10.228, de 5 de fevereiro de 2020 , que regula o funcionamento dos Conselhos de Usuários dos Serviços Públicos no âmbito do Poder Executivo Federal, bem como em conformidade com as orientações da Controladoria-Geral da União (CGU) estará lançando em 04/08/2021, a primeira avaliação dos serviços que constam na sua Carta de Serviços aos Usuários . A avaliação ser dará por meio da Plataforma Virtual dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos .
Cabe informar que a constituição e funcionamento dos Conselhos de Usuários de Serviços públicos se dá apenas por meio da Plataforma Virtual dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos , por orientação da CGU. Essa é a forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, que conectará os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço.
Qualquer pessoa física pode ser conselheiro (a). Para isso, é preciso se voluntariar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos , onde realizará seu cadastro como conselheiro, podendo responder às consultas de avaliação dos serviços públicos e, também, apresentar propostas de melhorias desses serviços.
Destacamos que um usuário pode avaliar um ou mais serviços, bastando se voluntariar. Essa condição está prevista na Lei 13.460/2017, que trata da Defesa dos Direitos do Usuário dos Serviços Públicos.
A avaliação dos serviços prestados pela UFOB está organizada conforme os seguintes Eixos:
1- Acadêmicos;
2 - Assuntos estudantis;
3 - Comunicação;
4 - Ensino de Graduação;
5 - Extensão;
6 - Inovação;
7 - Pesquisa e Pós-Graduação;
8 - Unidades Acadêmicas;
9 - Tecnologia da Informação.
A Ouvidoria destaca a importância do engajamento dos usuários de serviços prestados pela UFOB, no centro multidisciplinar de Barra, Barreias, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória, a se voluntariarem a compor o Conselho de Usuários da nossa instituição. A participação do conselheiro contribuirá na orientação dos gestores acerca da percepção do usuário no momento da utilização do serviço.
Reiteramos que é fundamental que o Conselho de Usuários seja composto por conselheiros dos centros: Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Luís Eduardo Magalhães.
Em caso de dúvidas, acesse: https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br/ouvidorias/conselhos-de-usuarios/perguntas-e-respostas-sobre-os-conselhos-de-usuarios-de-servicos-publicos/conselhos-usuarios.
Apresentamos na página a seguir o acesso a cada serviço dividido por eixos do Plano de Desenvolvimento Institucional: